Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Vice-Presidente da República no país depois da Cimeira da SADC do Malawi

    (ANGOP)
    (ANGOP)

    Luanda – O Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente, regressou hoje (domingo) a noite ao país, proveniente do Malawi, onde representou o Presidente José Eduardo dos Santos, na 33ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governos da SADC, realizada de 17 a 18 de Agosto, na cidade capital local, Lilongwe.

    No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o representante do Presidente angolano ao evento, recebeu os cumprimentos de boas vindas da parte do Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, de alguns membros do Executivo angolano, altos funcionários do seu gabinete, e do governador de Luanda, Bento Francisco Bento.

    Na ocasião, os chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) manifestaram o seu apoio à candidatura de Angola para membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), para o período 2015/2016.

    A Cimeira dos Chefes de Estado e Governos da Comunidade expressou igualmente o seu apoio à candidatura do engenheiro angolano, Adiron Alberto, ao cargo de director-geral adjunto da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), para África.

    Durante o fórum, a tanzaniana Sergemema Tax, foi eleita, secretaria executiva da organização regional, em substituição do moçambicano Tómaz Salomão, cargo que ocupou durante dois mandatos de quatro anos.

    No encontro, os Chefes de Estado e de Governos analisaram ainda a actual situação política, social e económica desta região do continente, o contributo financeiro dos Estados membros para a operacionalidade de um Fundo de Desenvolvimento Regional da SADC, entre outros assuntos que preocupam a comunidade.

    A Cimeira contou com as presenças dos Chefes de Estado da África do Sul, Jacob Zuma, República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, Tanzânia, Jakaya Kikwete, do Zimbabwe, Robert Mugabe, do Vice-Presidente de Angola, Manuel Domingos Vicente, entre outras personalidades, para além da líder anfitriã, Joyce Banda, que assumiu a presidência da organização.

    Integram a Comunidade da SADC, Angola, África do Sul, Botswana, Zâmbia, Zimbabwe, Tanzânia, República Democrática do Congo, Moçambique, Malawi, Lesotho, Ilhas Maurícias, Ilhas Seycheles, Namíbia, Swazilândia e Madagáscar, estando este último Estado ausente do evento, por ter sido suspenso da organização. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Primeiro-ministro da Eslováquia em risco de vida depois de ter sido baleado no estômago

    O primeiro-ministro Robert Fico foi baleado em Handlová e depois levado para o hospital. Atirador foi imobilizado e detido...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema