Domingo, Abril 28, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    UPRA realiza 1.º Congresso Internacional virado aos desafios da saúde pública

    A Universidade Privada de Angola (UPRA) e o Centro Policlínico Universitário, em parceria com a Universidade ABC do Brasil, a Federação Médica Mundial e a Universidade Nova de Lisboa, fizeram, ontem, a apresentação e lançamento do 1.º Congresso Internacional, sob o lema “Desafios da Saúde Pública”.

    O evento tem como objectivo a promoção da troca de conhecimentos entre os quadros de saúde nacionais e internacionais nos domínios técnico-profissionais, bem como a partilha de experiência técnica com outras instituições do ensino superior do país.

    Segundo o decano da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Políticas da UPRA, Celso Malavoloneke, que fez a apresentação, no geral a promoção e troca de conhecimentos nos domínios ora referidos abrangem a pesquisa, publicação e comunicação científicas, com vista a garantir o desenvolvimento de competências técnicas.

    Tencionam ainda realizar o debate alargado sobre os problemas sanitários nacionais e internacionais e perspectivas para a sua resolução, bem como identificar modelos avançados para a formação em saúde pública e as boas práticas e inovação para o sucesso na formação em saúde.

    No programa constam temas como o desafio da saúde pública, saúde materno-infantil, o papel da saúde reprodutiva na saúde pública, parcerias público-privadas, educação médica na perspectiva da associação médica mundial da saúde, saturação dos bancos de urgência, doenças crónicas não transmissíveis e intervenções de saúde pública.

    Congresso em formato virtual
    O evento, que será de carácter virtual, acontece nos dias 8 e 9 de Julho, no Centro de Convenções de Talatona. Segundo o reitor da UPRA, Pinto de Sousa, olha-se para o quadro epidemiológico do país e foi com base nisso que construíram uma matriz de ênfase nos temas que serão abordados.

    Entretanto, disse ser a Covid-19 um tema incontornável, mas não ficarão só pela pandemia, irão também abordar aquilo que preocupa a todos, nomeadamente as doenças transmissíveis e as doenças crónicas não transmissíveis além de outros temas.

    “Nós estamos a procurar caminhos e soluções, e o congresso vai apontar alguns caminhos e incentivar também a investigação científica”, disse.

    Igualmente, irão abordar a cirurgia cardiotorácica, doenças infecciosas, importância da área hospitalar, trauma, diagnóstico laboratorial, saúde materna e das crianças, as perspectivas da saúde pública com a Covid-19, cuidados primários de saúde na perspectiva da municipalização dos serviços de saúde.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema