Segunda-feira, Maio 6, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    UNITA quer revisão da Lei Orgânica sobre Eleições

    Presidente da Bancada Parlamentar da UNITA, Raul Danda (Foto: Pedro Parente)
    Presidente da Bancada Parlamentar da UNITA, Raul Danda (Foto: Pedro Parente)

    A revisão da Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais e a aprovação do diploma sobre as eleições autárquicas são dois dos principais temas que o Grupo Parlamentar da UNITA quer ver debatidos, este ano, no Plenário da Assembleia Nacional.

    Segundo o presidente daquela bancada parlamentar, Raul Danda, estes temas foram eleitos por altura das Jornadas Parlamentares do partido, que agora querem levar à debate com os integrantes das demais forças políticas, na “casa das leis”.

    O parlamentar disse à Angop que a questão da revisão da Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais é pertinente, tendo em conta o novo contexto da política nacional, derivado das eleições de 2012.

    “Vamos ver a questão da  Lei Orgânica das Eleições Gerais, que precisa ser revista. Na sua composição, a Comissão Nacional Eleitoral, aos mais variados níveis, reflecte o que era o mosaico político da Assembleia Nacional vinda das eleições de 2008”, expressou o parlamentar.

    Raul Danda sustenta a posição do seu partido com o facto de o “MPLA ter perdido assentos e a UNITA ter ganhos mais assentos, à luz dos resultados eleitorais saídos de 2012.

    “Hoje o MPLA não pode ter o mesmo número de elementos, porque perdeu assentos. A UNITA tem de ter mais assentos. Surgiu a CASA-CE que tem de ter assentos, a Nova Democracia deixou de ser formação política, logo não pode ter  presença na CNE”, expressou Raul Danda.

    “Há uma série de coisas que precisam ser revistas e nós vamos exigir que os debates sejam realizados nos termos da Lei, que prevê um debate mensal e debates de urgência sobre assuntos de importância vital, quer a nível nacional, quer internacional”, disse.

    Quanto a questão das autarquias, disse que a  UNITA vai estimular este debate, por forma  a ser aprovada em tempo útil uma Lei que garanta transparência às eleições autárquicas.

    “Neste ano legislativo vamos levantar debate sobre a questão das autarquias, uma questão de competência exclusiva da Assembleia Nacional,  mas temos estado a ver que o Executivo está sempre a interferir nesta questão”, lamentou. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:00:36

    Mais de 1,6 milhões de pessoas assistiram ao concerto de Madonna no Rio de Janeiro

    O último concerto da Celebration Tour terminou com um recorde para a Rainha do Pop. Mais de 1,6 milhões...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema