Domingo, Maio 26, 2024
16.2 C
Lisboa
More

    UEFA vai punir responsáveis por confusão no jogo Sérvia-Albânia

    Partida entre Sérvia e Albânia foi interrompida na terça-feira (14), após confusão. (REUTERS/Arben Celi)
    Partida entre Sérvia e Albânia foi interrompida na terça-feira (14), após confusão.
    (REUTERS/Arben Celi)

    Michel Platini, presidente da UEFA, garantiu na manhã desta quinta-feira (16) que os responsáveis pelo incidente que provocou a interrupção do jogo entre Sérvia e Albânia serão punidos. A Federação aguarda apenas a sentença da comissão disciplinar que irá examinar o caso no próximo dia 23 de Outubro.

    Para Platini, o incidente no jogo de terça-feira (14) à noite, válido pelas eliminatórias da Eurocopa, foi vergonhoso e ainda levanta um sério problema de segurança. “Imaginem se, ao invés de uma bandeira, o drone carregassem uma bomba?”, questionou o presidente da Federação Europeia de Futebol.

    Confusão

    No meio da partida entre as selecções albanesa e sérvia, um drone sobrevoou o estádio de Belgrado com uma bandeira da “Grande Albânia”, projecto nacionalista que visa criar um mesmo Estado com todas as comunidades albanesas dos Balcãs, incluindo o Kosovo, ex-província sérvia. Um jogador sérvio arrancou a bandeira do drone, dando início à confusão.

    Irados, os torcedores sérvios lançaram sinalizadores e outros objectos contra o gramado e invadiram o campo. Sem condições de continuar o jogo, o juiz encerrou a partida que estava empatada em 0 a 0.

    Crise política

    O incidente também provocou uma crise política entre Sérvia e Albânia, que há décadas têm relações difíceis. Belgrado e Tirana se acusam mutuamente e cada governo exige que o outro condene a confusão que ameaça a primeira visita em 68 anos de um primeiro-ministro albanês a Belgrado. A viagem do primeiro ministro Edie Rama à Sérvia está prevista para o próximo dia 22 de Outubro.

    “A visita do primeiro ministro era aguardada como um sinal da normalização das relações bilaterais, mas depois deste atentado contra a construção da amizade entre os dois países, fica claro que a Albânia vai precisar de décadas, e talvez séculos, para ser um Estado normal que não odeia a Sérvia”, disse o presidente sérvio Tomislav Nikolic. Ele não revelou se o convite ao primeiro ministro albanês continuava de pé. (rfi.fr)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Rússia continua ataques a Kharkiv enquanto tropas ucranianas recuperam terreno

    A Rússia continua a sua ofensiva aérea contra a segunda maior cidade da Ucrânia. Os combates na região continuam,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema