Sábado, Abril 27, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Ucrânia/UE: Von der Leyen promete resposta “na próxima semana”

    A presidente da Comissão Europeia prometeu este sábado em Kyiv uma resposta “na próxima semana” ao pedido da Ucrânia para aderir à União Europeia.

    Numa deslocação surpresa à Ucrânia, Ursula von der Leyen, encontrou-se com o Presidente Volodymyr Zelensky e sublinhou que “as discussões de hoje vão permitir-nos finalizar nossa avaliação até ao final da próxima semana”.

    “Como sabem a Comissão Europeia está neste momento a preparar as recomendações para os Estados-membros da União Europeia. Temos estado a trabalhar noite e dia nesta avaliação e prometi-lhe em Abril que íamos trabalhar sem descanso.

    Portanto, as discussões de hoje vão permitir-nos finalizar nossa avaliação até ao final da próxima semana.

    O caminho é conhecido. Trata-se de um caminho baseado no mérito. E devo dizer que aprecio imenso os esforços e a determinação da Ucrânia neste processo.

    Os ucranianos provaram ter força incrível, motivação e ânimo. Por isso mesmo, estou profundamente convencida que, em conjunto, vocês vão ultrapassar esta guerra horrível e atroz. E nós vamos reconstruir este belo país e modernizar a Ucrânia”.

    A Ucrânia reclama um “compromisso jurídico” específico que lhe permita obter o mais rapidamente possível o estatuto de candidato oficial à União Europeia, todavia os 27 Estados-membros ainda se encontram bastante divididos em relação a esta questão.

    Mesmo que Kyiv obtenha o “estatuto de candidato”, o processo pode demorar anos, até mesmo décadas, pois vai desencadear uma série de negociações e de reformas potenciais até que a Ucrânia esteja no ponto de entrar na União Europeia.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema