Segunda-feira, Maio 6, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Ucrânia: Conversações de “unidade nacional” hoje realizadas na região pró-russa Donetsk

    (D.R)
    (D.R)

    A cidade de Donetsk (leste da Ucrânia), capital da região separatista pró-russa que declarou na semana passada a independência da Ucrânia, acolhe hoje a terceira mesa redonda das conversações de “unidade nacional”.

    Esta iniciativa inscreve-se no roteiro para a paz proposto pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). As anteriores rondas foram realizadas em Kiev e em Kharkov, a segunda maior cidade da Ucrânia.

    “A mesa de unidade nacional é uma plataforma para o diálogo entre representantes da comunidade internacional e as autoridades ucranianas com representantes das organizações envolvidas no conflito”, afirmou, na segunda-feira, o governador de Donetsk designado por Kiev, Serguei Taruta, citado pelos ‘media’ ucranianos.

    Estas conversações não contam, no entanto, com a participação dos líderes dos movimentos de rebelião das regiões de Donetsk e Lugansk, que Kiev qualifica como terroristas.

    O Ministério Público da Ucrânia declarou as autoproclamadas “repúblicas populares” de Donetsk e de Lugansk como “organizações terroristas”.

    Esta terceira reunião acontece poucos dias antes da realização das eleições presidenciais ucranianas, previstas para domingo.

    O “governador popular” autoproclamado de Donetsk, Pavel Gubarev, afirmou, entretanto, que não irá reconhecer o resultado das eleições presidenciais.

    “Acreditamos que as eleições presidenciais de 25 de maio não serão legítimas. Por isso, não iremos reconhecê-las”, afirmou, na segunda-feira, Pavel Gubarev, em declarações ao canal russo de televisão Rússia 24.

    A insurreição separatista pró-russa no leste da Ucrânia já fez, segundo as Nações Unidas, cerca de 130 mortos entre 13 de abril e 16 de maio.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:00:36

    Mais de 1,6 milhões de pessoas assistiram ao concerto de Madonna no Rio de Janeiro

    O último concerto da Celebration Tour terminou com um recorde para a Rainha do Pop. Mais de 1,6 milhões...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema