Segunda-feira, Abril 29, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Ucrânia: Calma em Kiev à espera do discurso de Vitaly Klitschko

    (EURONEWS)
    (EURONEWS)

    A calma e a serenidade mantêm-se no centro de Kiev, onde dezenas de milhares de manifestantes continuam concentrados na Praça Maidan. A expectativa é escutar o prometido discurso de Vitaly Klitschko, um dos três líderes dos partidos da oposição que esta quinta-feira se reuniram pela segunda vez com o governo do presidente de Viktor Yanukovich para negociar mudanças políticas para o país.

    A reunião, de acordo com as informações recolhidas pela euronews, já terá terminado, mas os líderes da oposição ainda não se dirigiram aos manifestantes.

    Desde domingo que a Ucrânia é palco de fortes protestos antigoverno e os confrontos com as forças policiais antimotim tem vindo a agravar-se. Nos últimos quatro dias, pelo menos cinco pessoas morreram, duas delas na quarta-feira, e cerca de 300 terão ficado feridas.

    No centro de Kiev, realizou-se, entretanto, uma pequena cerimónia religiosa em memória das vítimas mortais resultantes dos confrontos dos últimos dias e que se alastraram também a outras cidades ucranianas.

    Os protestos de milhares de ucranianos começaram em novembro, na sequência do abandono pelo governo do presidente Yanukovich das negociações para uma associação comercial com a União Europeia. O chefe de Estado da Ucrânia preferiu virar-se para a Rússia e assinar com Moscovo um acordo comercial que prevê um empréstimo de 15 mil milhões de dólares (mais de 11 mil milhões de euros) para fazer face à dívida externa do país e ainda um desconto acima dos 30 por cento no preço do gás natural comprado à Gazprom. Uma boa parte da população não gostou do volta-face e revoltou-se contra o presidente.

    A calma, contudo, mantém-se por estas horas em Kiev, embora esteja ainda longe de ser uma calma com reais garantias de paz. (euronews.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Aquisição de combustível reduz cerca de 21% no 1º trimestre

    O país adquiriu 1.230 mil 623 toneladas métricas (TM) de combustíveis líquidos para a comercialização, durante o primeiro trimestre...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema