Terça-feira, Maio 14, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Tropas do Quénia entram na Somália

    Tropas de paz da União Africana mantêm presença em Mogadíscio para ajudar o Governo de Transição somali a estabilizar o país

    Tropas quenianas cruzaram a fronteira com a Somália para atacar os rebeldes islâmicos do grupo Shebab, acusados de ter sequestrado recentemente quatro estrangeiros no Quénia, entre eles duas espanholas, anunciou ontem um porta-voz.
    “Entrámos na Somália para perseguir os rebeldes shebab, que são responsáveis por ataques e sequestros no nosso país”, afirmou à AFP o porta-voz do governo queniano, Alfred Matua.
    Um jornalista da France Presse que se encontra perto da fronteira com a Somália viu um grande número de soldados passar e também observou caças e helicópteros que sobrevoavam a região.
    Várias testemunhas confirmaram movimentos de tropas na região e viram camiões de soldados avançarem em direcção à fronteira com a Somália.
    O ataque ocorreu um dia após o ministro queniano de Segurança Interior, George Saitoti, qualificar os shebab de “inimigos” e prometer atacá-los. “Não se pode tolerar que isto continue, e isto significa que de agora em diante perseguiremos os inimigos, que são (islamitas somalis) shebab, onde quer que se encontrem, incluindo no seu país”, disse George Saitoti à imprensa. Homens armados sequestraram na quinta-feira passada num acampamento no Quénia duas espanholas que trabalhavam para a Organização Médicos sem Fronteiras (MSF), após capturar no dia 11 de Setembro uma turista britânica, Judith Tebbutt, e uma francesa, Marie Dedieu, no início deste mês. As autoridades quenianas acreditam que todas estas mulheres foram levadas para a Somália.

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: AFP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema