Segunda-feira, Maio 6, 2024
16.4 C
Lisboa
More

    Trocas comerciais relançam a parceria

    Baixa-20120927072410baixAngola regista um défice na balança. O valor das impor­tações para Angola continua a ser superior ao das exporta­ções. Dados recentes indicam que o valor total das merca­dorias importadas atingiram mais de dois mil milhões de dólares, enquanto as expor­tações, a verba foi de 1,1 mil milhões de dólares norte- -americanos.

    Estes números reportam ao mês de Novem­bro passado. A balança comer­cial é a diferença entre o valor de exportações e importações de um país, constituindo-se numa espécie de “termóme­tro” da economia, que mostra em que nível de produção o país se encontra. É também um valor interessante para traçar melhores caminhos, a fim de que se possa tornar cada vez mais auto-suficiente.

    Em Angola, há um incremen­to das diferentes trocas comer­ciais entre o país e as maiores economias a nível do planeta. Nos últimos anos, o peso da balança comercial tem-se no­tabilizado devido às constan­tes relações empresariais entre angolanos e homólogos de pa­íses, e também pela facilidade do investimento estrangeiro. Por conseguinte, elevam-se as importações e exportações de mercadoria que passam diariamente pelos principais recintos portuários do país, por sinal, a porta de entrada e saída de diversos produtos.

    As principais mercadorias que escalam o território por via marítima entram por três portos, designadamente, o de Luanda, Cabinda, do Lobito e pelo Porto do Namibe. A par do de Luanda, o segundo maior porto é o de Cabinda, pois devido à sua localização geográfica tem facilitado as manobras dos grandes petro­leiros. O Porto do Lobito segue em ordem de importância em termos de desalfandegamen­to de mercadorias, mas hoje com a internacionalização do Aeroporto da Catumbela, já é uma referência obrigatória.

    Transacções

    O Executivo criou as condi­ções necessárias para acelerar o comércio com o exterior, em virtude de manter rela­ções económicas diferencia­das com países cujas econo­mias estão mais favoráveis à transferência de“know-how” e de tecnologia, no caso dos Estados Unidos da América, Alemanha, Espanha, Índia, Brasil, África do Sul, Portugal e China. Este último, com o qual o país mantém relações mais privilegiadas de entre os oito de língua portuguesa, comprou bens, fundamental­mente o petróleo, no valor de 29,4 mil milhões de dólares e vendeu mercadorias a Angola avaliadas em quatro mil mi­lhões de dólares.

    Já os Estados Unidos da Amé­rica, as suas trocas comerciais com Angola estão acima de cin­co mil milhões de dólares. Ape­sar dos americanos comprarem mais do que venderem aos an­golanos, a balança comercial entre os dois países é estável.

    A Índia é outro parceiro de Angola com trocas comer­ciais a ultrapassar os quatro mil milhões de dólares. As empresas indianas exportam para Angola, principalmente, carne, automóveis, equipa­mentos para comboios e trac­tores, medicamentos, tecidos e fibras para a indústria têx­til, enquanto Angola exporta para a Índia o petróleo.

    Outras parcerias

    Além da China, EUA e Índia, Angola mantém relações de aproximação com outros Es­tados de diversos continentes. Numa escala de 1 a 10, o país efectua trocas comerciais com Portugal. Este país europeu e de língua portuguesa expor­tou cerca de três mil milhões de dólares, tendo importado de Angola cerca de dois mil milhões de dólares. As trocas são também bastante expres­sivas, no caso da Itália (1,7 mil milhões de dólares), Ale­manha (1,5 mil milhões), Bra­sil (1,4 mil milhões), Espanha (acima de 1,0 mil milhões) e África do Sul (dois mil mi­lhões de dólares).

    A Europa é um importante parceiro de Angola no plano económico e comercial.

    Constitui-se no maior expor­tador para Angola e o terceiro principal parceiro comercial em termos globais.

    Em termos regionais, Ango­la é, actualmente, o segundo principal parceiro comercial da UE na África Austral.

    A relação entre Angola e União Europeia tem ainda assumido crescente relevân­cia no quadro do fluxo de investimentos. Mateus Cavumbo (Jornal de Economia & Finanças)

     

     

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:00:36

    Mais de 1,6 milhões de pessoas assistiram ao concerto de Madonna no Rio de Janeiro

    O último concerto da Celebration Tour terminou com um recorde para a Rainha do Pop. Mais de 1,6 milhões...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema