Terça-feira, Maio 28, 2024
26 C
Lisboa
More

    Secretário de Estado pretende mudança do paradigma em fazer jornalismo

    O secretário de estado da comunicação social, Celso Malavoloneke, destacou nesta terça-feira, em Luanda, a pretensão do Ministério da Comunicação Social (MCS) mudar de paradigma em fazer jornalismo, quanto a abordagem de assuntos relacionados aos direitos da criança.

    Falando durante a abertura do “Encontro de reflexão sobre comunicação e direitos da criança”, o dirigente referiu que para atingir este desiderato, o MCS tem desenvolvido ciclos formativos, com vista a munir os profissionais para o novo paradigma em fazer jornalismo.

    Celso Malavoloneke referiu que os órgãos de comunicação jogam um grande papel para a inversão do quadro que se assiste quanto as violações dos direitos da criança, onde considerou que “as crianças têm uma capacidade ilimitada de expressar os seus anseios e ideias, assim sendo, é um desafio ouvi-las e percebe-las para que possam ser ouvidas pelos adultos”, referiu.

    Neste caso, o secretário de estado avançou que os órgãos de comunicação devem contribuir para a sobrevivência, crescimento e desenvolvimento da criança.

    Por sua vez, o representante do Unicef em Angola, Abubacar Sultan, apelou aos profissionais da comunicação a observância aos princípios relativamente a privacidade e o respeito do direito da criança.

    O responsável referiu que Angola está bastante avançada na questão do respeito ao direito da criança, sendo assim importante focar para a protecção e promoção dos mesmos, chamando a sociedade a reflectir e salvaguardar o direito da criança.

    Neste sentido, considera o responsável, que o Unicef vê com bom ânimo a iniciativa do Ministério da Comunicação Social, bem como a parceria desenvolvida entre ambos no domínio da formação de jornalistas infantis.

    Porém, Abubacar Sultan realçou o papel da comunicação social em influenciar a sociedade para uma transformação positiva, no sentido que a mesma adopte uma cultura de respeito aos direitos da criança.

    O encontro promovido pelo Ministério da Comunicação Social em parceria com o Unicef, está a abordar dentre outros os temas O direito da criança em Angola – Implementação dos 11 compromissos, O compromisso nº 10 – A criança na comunicação social e as Práticas jornalísticas na abordagem das matérias sobre a criança. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Quem compete com o Brasil pela liderança do ‘Sul Global’?

    Uma oportunidade para brilhar. É assim que diversos meios de comunicação e analistas internacionais enxergam o período atual da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema