Segunda-feira, Abril 29, 2024
11.4 C
Lisboa
More

    Secretária de Estado Assistente para Assuntos Africanos e enviado de Obama visitam Angola

    A secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos do Departamento do Estado, Linda Thomas-Greenfield, e o enviado especial do Presidente Barack Obama para os Grandes Lagos, Russell Feingold, efectuam, de 10 a 11 de Abril, uma visita à Angola, no âmbito das relações de cooperação entre os dois países.

    (royaltimes.net)
    (royaltimes.net)

    Uma nota de imprensa da Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola, chegada quarta-feira à Angop, indica que “esta visita representa o compromisso do governo dos Estados Unidos, em elevar ainda cada vez mais as relações bilaterais com o governo da República de Angola, ao nível bilateral e multilateral”.

    A missão diplomática acrescenta, no seu documento que, a visita sublinha o diálogo de parceria estratégica entre os dois países, assim como demonstra o apoio dos Estados Unidos ao papel de liderança de Angola na Conferência Internacional dos Grandes Lagos.

    Durante a visita, os responsáveis americanos prevêm encontrar-se com membros do governo angolano, da sociedade civil e líderes partidários, com vista a obterem uma visão global dos angolanos sobre a realidade do seu país e da região dos Grandes Lagos, realça o texto.

    Os Estados Unidos pretendem, nos encontros a serem realizados pelos seus diplomatas em Luanda, “renovar o seu compromisso aos esforços de Angola para a paz , segurança e de um clima empresarial e comercial seguro não só em Angola, como em toda esta região de África”.

    A nota acrescenta que Angola é um líder reconhecido em muitas organizações regionais
    importantes incluindo a conferência Internacional dos Grandes Lagos, a Comunidade de
    Desenvolvimento da África Austral (SADC), o processo de Kimberly, a Comunidade de
    Língua Oficial Português, a Comunidade dos Países da África Central e do Golfo da Guiné
    entre muitas outras.

    O documento refere ainda que esta visita realiza-se duas semanas, após as Forças Aéreas de Angola, Zâmbia, e dos Estados Unidos terem realizado uma acção de troca de experiência que lhes permitiu trabalhar na prestação de ajuda humanitária e na resposta à calamidades, crises imprevistas e instabilidade regional, bem como dar a segurança para o crescimento económico contínuo, a consolidação da democracia e do desenvolvimento sustentável.

    A embaixada realça na sua nota o sucesso alcançado nas discussões bilaterais sobre o comércio e investimento realizadas, recentemente em Washington, no âmbito do segundo conselho ao abrigo do Acordo Quadro de Comércio e Investimentos (TIFA), lideradas pela ministra do Comércio, Rosa Pacavira, e o representante do Comércio dos Estados Unidos, Michael Froman.

    Linda Thomas-Greenfield é a responsável do Departamento de Estado pelos Assuntos Africanos e pelas relações diplomáticas com toda a África Subsaariana, enquanto Russell Feingold foi indicado pelo Presidente Barack Obama como seu representante pessoal para a região dos Grandes Lagos. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema