Sábado, Abril 27, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Sánchez fracassa em tentativa de ser confirmado primeiro-ministro espanhol

    Reuters | Belén Carreño e Ingrid Melander

    O Parlamento espanhol rejeitou a tentativa do líder socialista Pedro Sánchez para que fosse confirmado como primeiro-ministro nesta quinta-feira, colocando o país a caminho do que pode ser sua quarta eleição nacional em quatro anos.

    O fracasso de Sánchez em conseguir um acordo para a coligação que ele precisava para se manter como primeiro-ministro destacou o quão tenso e fragmentado o cenário político da Espanha tornou-se, e não há garantia de que uma nova eleição corrija isso.

    O político de 47 anos em teoria tem até meados de Setembro para conseguir o apoio do Parlamento. Mas os socialistas disseram neste mês que desistiriam caso ele não conseguisse a confirmação em Julho.

    “Quero ser o primeiro-ministro da Espanha, mas não a qualquer preço”, disse Sánchez a parlamentares antes da votação, acrescentando que o partido de extrema-esquerda Unidas Podemos, com o qual ele esperava formar uma coligação, fez exigências inaceitáveis.

    “Se para me tornar primeiro-ministro eu preciso desistir de meus princípios, se eu precisar formar um governo sabendo que não será útil para o país, então não será feito agora.”

    Sánchez não disse qual seria seu próximo passo.

    Se ele se decidir contra uma nova tentativa, ou buscar o apoio do Parlamento novamente e não for bem-sucedido, uma eleição será realizada no dia 10 de Novembro.

    Os socialistas venceram uma eleição antecipada em Abril, mas não conseguiram a maioria absoluta no Parlamento.

    Sánchez perdeu a votação desta quinta-feira por ampla margem, recebendo o apoio apenas dos 123 parlamentares socialistas e um da Cantábria. Todos os demais se abstiveram ou votaram contra ele.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema