Sexta-feira, Junho 14, 2024
18.7 C
Lisboa
More

    Reabilitação de vias abre novos horizontes

    Reabilitação dos principais troços rodoviários visa facilitar a livre circulação e o escoamento de produtos do campo para a cidade

    Os trabalhos de terraplanagem no troço que liga o antigo sector do Tóto à comuna de Quimaria, no município do Bembe, iniciados em Março, caminham para a recta final.
    As obras já realizadas permitiram encurtar significativamente o tempo de viagem entre a comuna de Quirima e a sede do Bembe, numa distância de 69 quilómetros, sendo já visível o aumento da circulação automóvel.
    De Tóto à comuna de Quimaria são 41 quilómetros, que antes eram percorridos por camiões em dois dias, num percurso cheio de buracos, charcos, lama e ravinas. Com as obras já realizadas, o trajecto é feito em menos de uma hora.
    O regedor da localidade de Quizele disse, ao Jornal de Angola, estar satisfeito com a qualidade dos trabalhos de terraplanagem, que “decorrem de forma acelerada no troço Quimaria/Bembe”.
    Pedro Manso salientou a grande movimentação de pessoas não residentes no município, que visitam mais vezes Quimaria.
    “Há muitos anos que os nossos filhos residentes noutros pontos da província e do país não conseguiam chegar até aqui, mas hoje, com a reabilitação da via, visitam-nos muitas vezes e planificam várias acções que podem ajudar a desenvolver a região”, referiu.
    Antigamente, recordou o regedor, a viagem do Bembe à comuna de Quimaria só era possível em camião e, mesmo assim, durava entre dois a três dias.

    “Agora, a situação é completamente diferente, a viagem faz-se, no máximo, em duas horas, o que vai permitir que a localidade atinja rapidamente os níveis de desenvolvimento que se pretende”, disse.
    O administrador da localidade de Quinzala, Domingos Quiabala, afirmou que o melhoramento da estrada vai incentivar agricultores, comerciantes e outras pessoas empreendedoras a investirem na comuna. A estrada, que também dá acesso à província do Bengo, permite a comercialização dos produtos cultivados na região, como a banana, feijão, ginguba, milho, laranja, tangerina, mandioca e hortícolas diversas.
    O administrador da comuna do Quirima congratulou-se por faltarem apenas 16 quilómetros para a conclusão dos trabalhos de terraplanagem da estrada.  A terraplanagem da estrada Totó/Quimaria, trabalho enquadrado no Programa Integrado Municipal de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome e à Pobreza, incentiva os habitantes a aumentarem a produção de alimentos, “uma vez que, com a estrada melhorada, o escoamento de bens, também, é maior”, disse o administrador.

     

    Walter Gomes | Bembe

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:16:47

    Marcas de perfumes de luxo estão envolvidas com trabalho infantil, revela investigação da BBC

    Uma investigação da BBC identificou crianças, algumas de até cinco anos, trabalhando em colheitas de jasmim no Egito que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema