Sábado, Maio 4, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Quénia: Banco Mundial financia produção de electricidade em África

    (Foto: Tarcísio Vilela)
    (Foto: Tarcísio Vilela)

    O Grupo do Banco Mundial comprometeu-se a conceder um financiamento de cinco biliões de dólares americanos (USd 1.00 equivale a Kz 100.00) para prestar apoio financeiro e técnico a um projeto energético em seis países africanos que estabeleceram uma parceria com o Presidente americano, Barack Obama, através da sua iniciativa de energia para o continente denominada “Power Africa Initiative”.

    Os seis países elegíveis para a iniciativa do Presidente americano para o reforço das capacidades energéticas do continente africano são a Etiópia, o Ghana, o Quénia, a Libéria, a Nigéria e a Tanzânia, segundo um comunicado do Grupo do Banco Mundial.

    Ao fazer o anúncio durante a primeira cimeira entre os dirigentes africanos e o Presidente americano, o presidente do Grupo do Banco Mundial, Jim Yong Kim, declarou que o novo compromisso financeiro do Grupo a favor de África constitui uma necessidade imediata e necessária para produzir mais eletricidade a favor do continente africano.

    Ele sublinhou que 600 milhões de pessoas em África não têm acesso à electricidade, apesar de o continente ter potencialidades hidroeléctricas, geotérmicas, solares, eólicas, bem como recursos de gás e petróleo.

    “Pensamos que a iniciativa para o reforço e o desenvolvimento das capacidades enérgicas em África (Power Africa Initiative) vai desempenhar um papel central no alcance do objetivo visando fornecer eletricidade em África “, declarou o presidente do Grupo do Banco Mundial.

    “Hoje, estou feliz em anunciar-vos que o Grupo do Banco Mundial decidiu colaborar com o Presidente Barack Obama através da iniciativa « Power Africa Initiative » engajando-se com cerca de cinco biliões de dólares americanos em financiamento diretos, em garantias de investimento através de serviços consultivos para preparação e concepção de projetos em seis países que são os primeiros elegíveis da « Power Africa Initiative », nomeadamente a Etiópia, o Ghana, o Quénia, a Libéria, a Nigéria e a Tanzânia », acrescentou. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e a Arábia Saudita estão próximos de um acordo que visa remodelar a geopolítica do Médio Oriente

    Os Estados Unidos e a Arábia Saudita estão a aproximar-se de um acordo histórico que ofereceria garantias de segurança...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema