Quarta-feira, Maio 1, 2024
13.6 C
Lisboa
More

    Protestos contra austeridade terminam em confrontos em Atenas

    Jovens incendiaram latas de lixo e jogaram pedras contra a polícia, em Atenas.

    O primeiro dia de uma das maiores greves contra a crise na Grécia terminou em pancadaria nesta quarta-feira. Nas margens do protesto, que reuniu pelo menos 80 mil pessoas, jovens incendiaram latas de lixo, quebraram vitrines e atiraram pedras e coquetéis molotov contra a polícia, iniciando o confronto no centro de Atenas. Os policiais usaram gás lacrimogêneo para conter a violência.

    Pelo menos 45 pessoas ficaram feridas, das quais 25 policiais e 20 manifestantes. Um policial localizado na multidão foi alvo de ataques por um grupo de agressores, que roubaram a sua arma.

    Com o aumento da violência, a maioria dos manifestantes deixou o local. O tumulto se iniciou na metade da tarde, em frente ao Parlamento grego, enquanto os grevistas protestavam contra um novo plano de austeridade, que deve ser votado nesta quinta-feira pelos parlamentares. uma primeira votação, nesta noite, aprovou o projeto. As novas medidas foram uma exigência dos principais credores da Grécia, afundada em uma crise econômica.

    Em toda a Grécia, as manifestações de hoje atingiram pelo menos 125 mil pessoas e a paralisação dos serviços vai durar 48 horas. Os transportes foram atingidos: metrô, trens, ônibus e mesmo os táxis não estão funcionando. Os controladores aéreos decidiram suspender as atividades por 12 horas.

    Praticamente todos os setores de atividades do país aderiram ao movimento. O clima é de desobediência civil e revolta entre os gregos com a grave crise econômica que atinge o país. Professores, médicos e até os principais jornais estão em greve, desde o início da semana. Nas ruas de Atenas, os dejetos se acumulam com a greve dos lixeiros, que começou no dia 2 de outubro.

    Os manifestantes vão se concentrar diante do Parlamento, onde acontecem os debates que precedem a votação desta quinta-feira de novas medidas de austeridade propostas pelo governo grego. O primeiro-ministro, George Papandréou, pretende diminuir o número de funcionários, congelar convenções coletivas e aumentar o imposto de renda.

    Atenas quer a adoção do pacote no Parlamento antes da reunião do Conselho Europeu, que acontece neste domingo em Bruxelas, de olho na liberação de uma parcela de 8 bilhões de euros do plano de ajuda a Grécia.

    A degradação da situação econômica da população é crescente. A redução dos salários no serviço público pode chegar a 65% do valor pago em 2009. O desemprego já afeta 42% dos jovens.

     

    Fonte: RFI

    Fotografia: Reuters

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Poderá Xi Jinping convencer a Europa a desempenhar o papel de fiel da balança entre a China e os EUA?

    O Presidente chinês, Xi Jinping, inicia uma viagem à Europa no próximo domingo, pela primeira vez em cinco anos,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema