Domingo, Maio 12, 2024
20.7 C
Lisboa
More

    Procuradoria empenhada para estancar casos de excesso de prisão preventiva

    (D.R)
    (D.R)

    O sub-procurador-Geral da República junto da Direcção Provincial da Investigação Criminal (DIPIC), Carlos Santos, afirmou hoje, segunda-feira, em Luanda, que a instituição esta empenhada em estancar os casos de excesso de prisão preventiva na fase de instrução preparatória do processo.

    O responsável fez esta afirmação durante uma palestra com o tema “A tramitação do processo de instrução criminal”, realizada no anfiteatro do Comando Provincial da Polícia Nacional”, alusivo ao aniversário do Ministério do Interior assinalar-se a 22 deste mês.

    Carlos Santos reconheceu não ser fácil esta tarefa, pela escassez de magistrados e pelo constrangimento que se verifica desde a instrução preparatória até a conclusão do processo, mas estão a trabalhar para a resolução desta problemática.

    Disse que a nível da instrução preparatória os casos de excesso de prisão preventiva são poucos, quando notificam pontualmente accionam os mecanismos para colocar a legalidade.

    Acrescentou que é na fase inicial onde se registam mais problema, por este facto o executivo está empenhado em nomear novos juízes, criar instalações de tribunais municipais para aumentar o número de julgamentos, para estancarem esta situação.

    O palestrante explicou que a nova lei orgânica da Procuradoria-Geral da República consagra o Ministério Público a competência de dirigir a instrução preparatória, dando a possibilidade de analisar e ver se existe matéria de crime para se avançar com o referido processo.

    “Há muitos casos que dão entrada para o processo de instrução e muitas vezes chegam ao Ministério Público já no fim, o que vai em desacordo com a nova lei que obriga o Ministério a fiscalizar o processo todo.

    Disse ainda que a nova lei orgânica traz algumas vantagens no concernente ao estancamento de prisões arbitrárias, violação dos direitos do cidadão, que muitas vezes não é fácil, mas para isto é necessário ter magistrados e funcionários qualificados para exercerem actividades sem constrangimentos.

    (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Suíça vence festival de música Eurovision

    A Suíça ganhou na madrugada deste domingo (12, noite de sábado no Brasil), com a canção “The Code” de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema