Sábado, Abril 27, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Portugal vem a seguir: China lidera importações em Angola

    (DR)
    (DR)

    A China continua a ser a principal fornecedora de produtos a Angola, tendo exportado para este país da África Austral mais de 810 mil toneladas no segundo trimestre deste ano, contra as mais de 691 mil toneladas em igual período de 2012.

    De acordo com o Conselho Nacional de Carregadores, citado quinta-feira pelo Jornal de Angola, as importações da China aumentaram
    17,14 por cento em relação a igual período de 2012.

    Portugal foi o segundo maior parceiro comercial, apesar da queda de 8,75 por cento nas suas exportações, que passaram das mais de 410 mil toneladas anteriores para as actuais 450 mil toneladas.

    Por seu turno, as importações do Brasil aumentaram 50,81 por cento, enquanto as do Vietname subiram mais de 20 vezes, tornando o País no quinto maior parceiro comercial de Angola.

    As importações da Turquia também cresceram (139,08 por cento), assim como as da Bélgica (75,48 por cento), da Espanha (89,03 por cento) e da África do Sul, que ficou entre os 10 maiores parceiros comerciais de Angola e o principal no continente africano, com um aumento de 11,15 por cento nas suas exportações.

    Apesar de a China liderar as importações angolanas, o continente americano suplantou o asiático na lista dos maiores fornecedores de produtos diversos, no mesmo período.

    As importações da América aumentaram 60,06 por cento e as da Ásia caíram 2,16 por cento, tendo chegado da América um milhão 140 mil toneladas de produtos diversos contra as mais de 712 mil toneladas de igual período do ano anterior, ao passo que o continente asiático  exportou mais de 985 mil toneladas, contra um milhão e sete mil do período anterior. (expansao.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema