Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Portugal: PSD diz que objectivo do défice tornou-se “bastante mais difícil”

    O deputado social-democrata Miguel Frasquilho considerou hoje que se tornaram “bastante mais difíceis” os objetivos de atingir um défice de 4,5 por cento em 2012, embora salientando que a despesa está a cair acima do previsto.

    O défice orçamental no primeiro trimestre agravou-se para 7,9 por cento do PIB, ficando acima da meta de 4,5 por cento prevista para o final do ano e acima dos 7,5 por cento verificados em igual período de 2011.

    Segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor nominal do défice das Administrações públicas em contabilidade nacional – a óptica que conta para Bruxelas – atingiu os 3.217 milhões de euros, valor que compara com os 3.097 milhões de euros registados no final do primeiro trimestre do ano passado.

    Perante estes dados, o deputado social-democrata Miguel Frasquilho considerou que o défice público neste primeiro trimestre do ano atingiu “um valor que merece preocupação, que confirma os riscos e as incertezas que a execução orçamental até maio já tinha mostrado” e que os objetivos do défice para o final de 2012 – 4,5 por cento – tornaram-se “bastante mais difíceis”.

    “Esses riscos e incertezas são muito grandes sobretudo na evolução da receita fiscal, das contribuições sociais e nos apoios sociais que estão a ser concedidos. No que toca à despesa pública – aqui as notícias são mais agradáveis -, caiu face ao trimestre homólogo anterior 2,2 por cento”, disse.

    Ainda de acordo com Miguel Frasquilho, a despesa primária (descontando os juros) caiu 4,2 por cento, o que “significa que os objetivos da despesa, mesmo sem as medidas mais emblemáticas de 2012, que vão ser sentidas nos terceiro e quarto trimestre do ano – com os cortes nos subsídios de férias e de natal – já estão a descer mais do que o previsto”.

    “Isto marca uma diferença grande face ao que tinha acontecido em anos anteriores”, acrescentou.

    Na sua declaração, Miguel Frasquilho referiu que no primeiro trimestre deste ano a economia portuguesa contraiu-se “apenas 0,1 por cento em linha com o que já tinha sido estimado, mas bastante melhor do que tinha sido prognosticado”.

    “O ajustamento da economia portuguesa está a decorrer a um ritmo mais elevado do que estava previsto e o défice externo reduziu-se substancialmente neste primeiro trimestre, estando em 3,9 por cento do Produto Interno Bruto (PIB)”, apontou o ex-secretário de Estado social-democrata.

    De acordo com Miguel Frasquilho, estes resultados “mostram o dinamismo que as exportações estão a registar, assim como uma queda das importações”.

    “Ao nível das contas públicas, para o ano terminado no primeiro trimestre de 2012, o défice público subiu 0,1 pontos percentuais, de 4,2 para 4,3 por cento do PIB. No entanto, só no primeiro trimestre, esse défice situou-se em 7,9 por cento do PIB”, reconheceu.

    FONTE: IONLINE

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Primeiro-ministro da Eslováquia em risco de vida depois de ter sido baleado no estômago

    O primeiro-ministro Robert Fico foi baleado em Handlová e depois levado para o hospital. Atirador foi imobilizado e detido...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema