Segunda-feira, Abril 29, 2024
14.9 C
Lisboa
More

    Portugal e Brasil acordam reconhecimento de graus académicos

    Universidades portuguesas e brasileiras assinaram hoje, em Brasília, um memorando de entendimento para agilizar o reconhecimento dos graus académicos em Portugal e no Brasil, facilitando o acesso profissional de diplomados nos dois países, informou à Lusa fonte académica.

    O convénio, que numa fase inicial abrangerá os licenciados em Engenharia e Arquitetura, foi celebrado entre o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, a maior associação de universidades do Brasil, com sede em Brasília.

    Em declarações telefónicas hoje à agência Lusa, a partir de Brasília, o presidente do CRUP, António Rendas, referiu que um grupo de trabalho “vai compatibilizar os mecanismos de avaliação dos dois países em termos de reconhecimento de graus académicos”, processo que ficará “pronto até ao final do ano”.

    Numa primeira fase, os mecanismos de “avaliação, acreditação, reconhecimento”, por parte de Portugal e Brasil, dos “graus académicos das universidades portuguesas e brasileiras” vão abranger os licenciados em Engenharia e Arquitetura.

    Mais áreas no futuro

    Mas “a ideia é estender a outras áreas onde a necessidade do reconhecimento do grau académico possa também ser importante para o exercício da profissão”, adiantou António Rendas, lembrando que “havia mecanismos burocráticos muito dispersos no Brasil” que impediam o reconhecimento das licenciaturas portuguesas.

    O Governo brasileiro concedeu no primeiro semestre deste ano 833 vistos de trabalho a portugueses, número 63% superior às 509 concessões emitidas no mesmo período de 2011.

    De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro, as permissões de trabalho para portugueses – temporárias ou permanentes – continuam a crescer, após praticamente duplicarem, passando de 798, em 2010, para 1.564, em 2011.

    O aumento foi verificado também entre outras nacionalidades. No total, entre janeiro e julho foram concedidos 32.913 vistos de emprego para estrangeiros de todo o mundo, o que representou uma subida de 24% em relação ao mesmo intervalo de 2011.

    FONTE: Expresso

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BNA aprova Visão do Sistema de Pagamento em Novembro

    O Banco Nacional de Angola (BNA) prevê aprovar a Visão do Sistema Nacional de Pagamento, para o período 2023/2028,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema