Terça-feira, Abril 30, 2024
13.8 C
Lisboa
More

    Plano Estratégico da Contratação Pública vai disciplinar servidores públicos

    O Plano Estratégico de Contratação Pública Angolana (PECPA) 2018-2022, diploma que define as linhas gerais de gestão, regulação e aplicação do sistema de contratação pública, vai disciplinar os gestores e corrigir, no seio destes, práticas que lesam o interesse do Estado.

    A afirmação é do Técnico do Serviço Nacional da Contratação Pública do Ministério das Finanças, Osvaldo Ngoloimwe, durante um seminário de esclarecimento dos servidores públicos sobre o referido diploma, realizado segunda-feira, na cidade de Malanje.

    Dentre as práticas que se pretende corrigir com o plano em causa, o responsável enumerou entre outras, a corrupção activa e passiva, recebimento ilícito de vantagens, peculato, tráfico de influência, envolvimento dos servidores públicos em negócios, através da contratação de terceiros, concretamente familiares, sem que a mesma seja precedida de um concurso público, o que lesa o interesse público.

    O técnico salientou ainda a importância do PECPA na definição da actuação dos servidores públicos, tendentes ao uso do dinheiro público de forma racional e responsável, a integridade e transparência na gestão do mesmo, acabar com a impunidade entre os que descaminham o erário e incutir neles o princípio de “servirem ao invés de se servirem”.

    Disse que o Serviço Nacional da Contratação Pública vai trabalhar em coordenação com a Inspecção Geral do Estado e a PGR (Procuradoria-geral da República) na denúncia e responsabilização dos que persistirem na gestão ruinosa da coisa pública.

    O seminário, promovido pelo Serviço Nacional da Contratação Pública, teve a duração de algumas horas e juntou administradores municipais, directores provinciais e outros servidores públicos locais.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema