Quarta-feira, Maio 15, 2024
15.6 C
Lisboa
More

    Parlamento aprova resolução de balanço de execução do OGE

    O Relatório de Balanço de Execução do Orçamento Geral do Estado (OGE), referente ao primeiro trimestre de 2014, foi aprovado nesta quinta-feira, pela Assembleia Nacional, com 134 votos a favor, 26 contra e três abstenções. Os debates foram mediados pelo presidente do parlamento angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

    Deputados aprovam Relatório de Balanço de Execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) (Foto: Clemente Santos)
    Deputados aprovam Relatório de Balanço de Execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) (Foto: Clemente Santos)

    O Balanço de Execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o ano económico de 2014 referente ao primeiro trimestre, cujo relatório foi apresentado pelo secretário de Estado das Finanças, Leonel Silva, estimou uma receita de Akz 7.258.384.559.944,00 e fixou despesas em igual montante.

    No primeiro trimestre, o balanço orçamental registou uma receita de Akz 1.307.217.174.779,25, representando um nível de realização de cerca de 18 porcento da receita anual prevista, ao passo que a despesa executada ao longo deste período foi de Akz 1.370.366.771,70, correspondendo a um nível de execução financeira de 19 porcento da despesa anual fixada.

    No período em análise, a receita petrolífera atingiu um nível de execução de 21 porcento e uma contribuição de 54 porcento na receita total arrecadada, enquanto a receita não petrolífera representou 46 porcento.

    Na ocasião, o deputado José Pedro Kachingo, da Bancada Parlamentar da Unita, recomendou que quando o Executivo estiver a implementar o OGE deve ter em conta o pressuposto de que a execução reflicta a vida das populações e não a força dos números e das percentagens.

    Corroborando da ideia, o deputado da Bancada Parlamentar da Casa-CE, Alexandre Sebastião André, defendeu que “não vamos nos cingir aos números que nos são dados, precisamos de fazer as devidas constatações para podermos ter uma posição real e ajudarmos quem está hoje na execução, de modo a cobrir o que o povo clama”.

    Por sua vez, o presidente do Grupo Parlamentar da FNLA, Lucas Ngonda, louvou a regularidade e a dinâmica com que o Executivo tem feito a apresentação dos Relatórios de Balanço de Execução do OGE à casa das leis, porém, considerou negativo o desempenho do sector da Saúde.

    Para o presidente da Bancada Parlamentar da Unita, Raul Danda, os angolanos esperam que a execução do OGE se traduza na satisfação das suas necessidades básicas, sublinhando que aos deputados é negada toda a possibilidade de acompanhar a execução do OGE.

    Ao retorquir as inquietações manifestadas pelos seus colegas da oposição, o deputado Salomão Xirimbimbi, do MPLA, disse que a interpretação do Relatório de Balanço de Execução do OGE apresentado depende de quem o lê, e como o lê.

    “Quem não votou o OGE de 2014, terá sempre dificuldades em confirmar que 2+2 são 4 e não 22”, ironizou, aludindo ao voto contra da oposição aquando da aprovação do documento, em 2013, observando que a execução do orçamento vai na direcção das preocupações do seu partido.

    Lembrou que o período de maturação das acções é sempre mais moroso do que os resultados em termos de satisfação nas necessidades.

    Convidou, entretanto, a oposição a ter calma e paciência, “porque o MPLA está a trabalhar no sentido de concretizar o programa de governo sufragado nas urnas para o período 2012/2017”.

    A IX sessão ordinária da Assembleia Nacional aprovou igualmente, por unanimidade, a resolução de substituição de membros propostos pela UNITA para as comissões nacional, provinciais e municipais eleitorais de Luanda, Lunda Norte, Cuanza Sul, Cuando Cubango, Huambo, Malanje, Moxico, Uíge, Benguela.

    Também fizeram-no em relação à idêntica proposta do MPLA, que abrange as comissões provinciais eleitorais da Lunda Sul e do Cunene, bem como as comissões municipais eleitorais do Cuvelai e do Porto Amboim, nas províncias do Cunene e do Cuanza Sul, respectivamente. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Primeiro-ministro da Eslováquia em risco de vida depois de ter sido baleado no estômago

    O primeiro-ministro Robert Fico foi baleado em Handlová e depois levado para o hospital. Atirador foi imobilizado e detido...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema