Segunda-feira, Maio 13, 2024
16.4 C
Lisboa
More

    Parlamentares da CPLP recomendam implementação de políticas de boa governação

    (Foto: D.R.)
    (Foto: D.R.)

    Luanda – Os deputados participantes à reunião da IV Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), que encerrou hoje, quinta-feira, na capital do país, recomendaram a implementação de políticas de boa governação, tendo em vista a justiça social.

    De acordo com o comunicado final do evento, sendo a CPLP um espaço marcado pela sua descontinuidade continental, devem ser aproveitadas as vantagens geoestratégicas, resultantes da inserção dos seus Estados-membros nas organizações regionais e mundiais a que pertençam.

    Igualmente fez-se referência que as forças vivas da comunidade devem zelar, de modo contínuo, pela criação de um clima de reconciliação nacional e de estabilidade, devendo, para o efeito, adoptar medidas inclusivas de natureza político-militar, social, económica e cultural.

    Referiram que a integração política e económica no espaço da CPLP constitui, à luz da globalização, um instrumento vital para a afirmação dos seus Estados-membros nas organizações regionais a que pertencem, funcionando com um sistema de pontes e para o cumprimento dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio.

    Os parlamentares frisaram que, a AP-CPLP, enquanto voz dos povos da comunidade, permite canalizar, aos demais órgãos da organização, com destaque para a Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, as opiniões, expectativas e preocupações dos cidadãos.

    As tecnologias de informação e comunicação constituem ferramentas necessárias à aproximação dos povos, devendo, segundo recomendações dos deputados, serem utilizadas no estrito respeito do direito à privacidade, enquanto direito fundamental.

    Por outro lado, a Assembleia Parlamentar notou com profunda preocupação a situação política de Moçambique e instou aos actores políticos para resolveram as suas diferenças por via do diálogo, no interesse da preservação da paz e da estabilidade política. Manifestou solidariedade com esse povo irmão.

    Tomou igualmente nota dos progressos registados na Guiné-Bissau, manifestando solidariedade com o povo daquele país, e saudou a realização das próximas eleições gerais previstas para 2014. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR de Angola em Genebra em “esforço” para recuperar ativos do Estado desviados por corrupção

    O Procurador-Geral da República de Angola (PGR) encontra-se em Genebra, na Suíca, para tratar com as autoridades locais a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema