Domingo, Abril 28, 2024
12.6 C
Lisboa
More

    Os verdadeiros amigos!

    JOSUÉ ANTÓNIO (Foto: D.R.)
    JOSUÉ ANTÓNIO
    (Foto: D.R.)

    Os verdadeiros amigos, estão connosco nas batalhas mais difíceis; lutam para o nosso bem espiritual e social. Alguns são tão prestáveis, que nem os nossos familiares de sangue.

    O mundo está tão complicado que já não sabemos a quem cedermos o trunfo da confiança. Aos amigos? Aos familiares? Aos vizinhos? Aos colegas? Estamos perante uma equação difícil. O francês Oliver Clemente, esclareceu que a amizade é um tesouro que enriquece a vida. Transplantemos este pensamento para a nossa realidade:

    Ngunzo, sempre que fosse para a casa do seu colega Azarado e amigo de longa data, sondava de caxexe,  as  partes mais belas da mulher do outro! As suas visitas eram prolongadas e pareciam eternizar-se no tempo.

    O camba estava convicto que tudo era feito em nome da amizade. Advertindo os jovens um cota Tocoista disse: “A mulher e o homem, são como a gasolina e o fogo. Não podem estar juntos”…

    Numa manhã de sábado, de sol ardente, o jovem Nguzo, profissional de comunicação e bom de palavreado, resolveu ir a casa do seu colega Azarado em passeio, como era da praxe. O dono da casa estava ausente por motivo de trabalho. Nguzo, o papista, chegou exactamente à hora do pitéu, pelo que a comadre, sem jeito,  convidou-o a partilhar.

    Ngunzo, com o maior à vontade deste mundo, não se fez rogado e foi directo ao recipiente de comida exposto à mesa, trancou a cara e disse : “A comadre está a brincar comigo? Eu não como massa. Faz uma panela de funge, e compra-me um litro de vinho tinto de dois contos e quinhentos!

    “A mulher, pasmada e alheia à situação, satisfez o esquisito desejo do atrevido…

    O homem desapertou os botões da camisa! Sentou-se à mesa no lugar do camba, pediu o saca-rolhas, abriu o litro de vinho,  tomou um copo de relaxe, enquanto aguardava a bilada. À hora certa comeu, descansou, e disse: comadre amanhã quero mais!

    Azarado teve mau pressentimento. Queria voltar a casa, mas o dever falou mais alto. Mais tarde, quando se aproximou à porta do cubico, já cansado,  deparou-se com o seu candengue, que disse: ” Pápá aqui veio um tio! Mandou a mamã cozinhar funge. O homem fingiu não ouvir nada. Pediu  o vinho e sentou-se no seu lugar!

    Azarado, pôs as mãos à cabeça, gritou:  ai meu Deus?!.

    Teve uma crise de ciúmes e de tensão alta. No leito hospitalar, o homem repetia: “já não quero”…

    Quando recuperou, chamou D. Xiquita sua mulher e disse: “vou matar”… Quem comeu aqui? Não aconteceu mais nada? O candengue, respondeu: “não velho eu controlei a velha”.

    Amargurado, o homem disse: “A partir de hoje, na minha ausência, não quero ninguém em casa… Nem os teus primos nem os meus, nem os teus irmãos, nem os meus. O Ngunzo,  não é amigo, é um assassino, tem coragem de acabar comigo, e herdar o que é meu”.

    Entre lágrimas Xiquita disse: “amor, o amigo é teu. Sempre disseste que devo atender bem as tuas amizades. Eu não fiz nada de mal. Ele insistiu muito, até pensei que estivesse à sua espera, como já aconteceu.

    A maka terminou na segunda-feira de manhã com uma sessão de porrada no posto de trabalho. Os chefes ouviram, os colegas não gostaram da atitude do lampião. Infelizmente, a Lei Geral do Trabalho não cuida dessa matéria. Azarado seria  lundulado em vida, e Ngunzo, perdeu a confiança do seu melhor amigo e, nunca mais foi convidado a entrar em casa dos outros avilos, por causa do seu olhar de gaivota.

    Moral: Devemos ter cuidado com a história de apresentar alguns amigos falsos à esposa. Já o padre espanhol José M. Pujadas, adiantou que, a amizade desaparece, quando a duvida aparece. Hugo Schlesinger, é de opinião que ” A amizade é como os títulos honoríficos. Quanto mais velha mais preciosa”.

     

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema