Segunda-feira, Maio 6, 2024
16.4 C
Lisboa
More

    Nigéria: 50 mortos em explosão de camião-cisterna

    A explosão de um camião-cisterna provocou cerca de 50 mortos numa povoação no interior da Nigéria, algumas pessoas morreram quando tentavam roubar combustível do camião.

    Pelo menos 50 pessoas morreram e 100 ficaram feridas quando tentavam roubar o combustível de um camião-cisterna na localidade de Ahumbe, região central da Nigéria, num novo balanço divulgado hoje pelos serviços locais de segurança.

    O porta-voz do Governo local do território de Gwer East, onde se localiza Ahumbe, Christopher Avi, citado pela DW, afirmou ao diário local “New Telegraph” que pelo menos 50 pessoas morreram por queimaduras e 100 têm ferimentos graves.

    Em declarações à imprensa, a porta-voz da polícia local, Catherine Anene, disse que o camião-cisterna sofreu um acidente na tarde de segunda-feira (01.06.) ao longo de uma estrada na vila de Ahumbe e a explosão que se seguiu afectou muitas pessoas que roubavam o combustível do camião.

    Anene disse ainda que muita gente faleceu devido ao fogo, que “também se propagou a algumas casas próximas, enquanto as pessoas roubavam o combustível”. No entanto, não forneceu um número exacto de vítimas, embora tenha acrescentado que era “alto”.

    Relatos chocantes

    Aliyu Baba, Comandante da Comissão Sectorial da Federação da Segurança Rodoviária, disse ainda à AFP, que uma mulher grávida e duas crianças morreram e dois bombeiros sofreram queimaduras graves neste acidente.

    Em estado de choque as pessoas no local assistiram a este incidente. Ade Derfer é um dos habitantes locais e perdeu pelo menos um familiar como contou à AFP. “Eu perdi um irmão e outros dois estão gravemente queimados no hospital. Eles ficaram presos no fogo quando a camião explodiu pela segunda vez”.

    Testemunhas disseram que o camião-cisterna sofreu o acidente quando o motorista tentou evitar um buraco na estrada.

    Este tipo de acidentes é frequente na Nigéria devido ao mau estado das infraestruturas, a antiguidade dos camiões-cisternas e a imprudência dos condutores. No passado mês de Janeiro oito pessoas morreram em Odukpani, no estado de Cross River, num acidente semelhante. Em Julho de 2012, pelo menos 104 pessoas morreram e 50 ficaram feridas ao tentar roubar o combustível de um caminhão-cisterna depois de um acidente em Rivers State, no sul do país.

    A Nigéria é o primeiro país produtor de petróleo e mais populoso de África, com cerca de 200 milhões de pessoas, importa grande parte do seu combustível porque as suas quatro refinarias produzem abaixo da sua capacidade.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente Joe Biden propõe nova embaixadora para Angola

    O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou a sua intenção de nomear Abigail L. Dressel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema