Segunda-feira, Abril 29, 2024
12.1 C
Lisboa
More

    Netanyahu rejeita conversas com Irão após Trump cogitar encontro com Rouhani

    O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, exortou as potências mundiais nesta quinta-feira a não iniciarem um diálogo com o Irão depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que poderia se encontrar com seu colega iraniano para resolver uma crise relativa ao projecto nuclear de Teerão e às sanções de que é alvo.

    “Esta não é a hora de conversar com o Irão. Esta é a hora de aumentar a pressão sobre o Irão”, disse Netanyahu aos repórteres a caminho de Londres, onde foi recebido pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e mais tarde tinha reunião marcada com o secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper.

    Os comentários de Netanyahu, avança a Reuters, assinalaram uma discordância pública rara entre o líder de direita israelita e Trump na questão nuclear iraniana. Netanyahu já havia desaconselhado a França a se aproximar do Irão.

    O líder israelita, que luta pela sua sobrevivência política numa eleição no dia 17 de Setembro, alardeia com frequência que a sua influência sobre líderes ocidentais, especialmente colegas de direita como Trump e Johnson, é vital para a segurança de Israel. Os seus oponentes dizem que a sua proximidade de figuras de direita no exterior prejudica Israel por tornar o apoio ao seu país uma questão partidária em países amistosos.

    Na quarta-feira, Trump deixou a porta aberta para um possível encontro com o presidente iraniano, Hassan Rouhani, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York no mês que vem, dizendo: “Tudo é possível. Eles gostariam de poder resolver o seu problema.”

    Teerão rejeitou qualquer negociação com Washington a menos que Trump suspenda as sanções que adoptou depois de tirar os EUA do acordo nuclear de 2015 com o Irão, que Netanyahu repudiou dizendo ser inadequado.

    O Irão disse que, a partir de sexta-feira, começará a desenvolver centrífugas para acelerar o enriquecimento de urânio, que pode gerar combustível para usinas de energia ou bombas atómicas. Os iranianos negam querer armas nucleares.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema