Terça-feira, Abril 30, 2024
13.8 C
Lisboa
More

    Moradores do Benfica esclarecidos sobre formas de protecção da malária

    (Foto: Divulgação/Fapeam)
    (Foto: Divulgação/Fapeam)

    Luanda – As formas de protecção e causas da transmissão da malária e da dengue, assim como os sintomas da doenças foram divulgadas neste sábado aos moradores do bairro do Benfica município de Belas, em Luanda, numa palestra que marcou o dia internacional de luta contra a malária , assinalado a 25 de Abril.

    A palestra, realizada em paralelo com uma feira sanitária, visou igualmente despertar e mentalizar os munícipes de diversas comunidades da capital do país, em acções de prevenção e combate às diversas endemias.
    Em declarações à Angop, a presidente da Associação dos Enfermeiros de Angola, Adelina Maurício, frisou ainda como objectivo das actividades, a diminuição de casos de paludismo a nível de Luanda, tendo em conta o resultado da últimas chuvas que concorreram e contribuíram para a proliferação do mosquito transmissor da doença.
    Explicou que neste contexto, o comité de especialidade de médicos e enfermeiros do MPLA agendou uma campanha de sensibilização sobre saúde pública que permitirá aos citadinos ter no mínimo princípios básicos de prevenção de diversas doenças.
    Durante a palestra proferida pela médica e membro do comité de especialidade Alexandra Fernandes aos participantes foram advertidos a absterem-se do hábito da auto medicação, segundo ela, situação que tem provocado transtornos nas estratégias de programa de combate à malária a nível do país.
    Aconselhou ao uso de mosquiteiros, assim como a seguir a orientação dos técnicos da cooperação cubana, concernente a distribuição do produto a população para a destruição das larvas e a colaboração durante o programa de fumigação e pulverização as comunidades.
    A actividade que decorreu no campo polivalente do Benfica sobre o lema “Vencer a malária é investir no futuro”, juntou técnicos de várias especialidades do ramo da medicina, que estiveram empenhados na campanha de vacinação, desparasitação, testagem do HIV/SIDA, glicemia, hipertensão arterial e malária.
    Beneficiaram ainda de programa de desparasitação, educação para a saúde consultas de pediatria e obstetrícia, clínicas geral e distribuição de mosquiteiro impregnados com insecticida. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema