Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Moçambique: Nyusi quer reforçar relações com Arábia Saudita

    Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, defende reforçar cooperação com Arábia Saudita através de “parceria estratégica”, reconhecendo aquele país como um dos poucos em que os “recursos naturais não constituem maldição”.

    Segundo afirmou o Presidente de Moçambique “a parceria entre o reino saudita e a África foca-se, entre outras, em iniciativas de pacificar o mundo. E sobre isto defendemos que a paz é a pedra angular dos nossos esforços para a construção de um futuro melhor para os nossos povos, mas uma paz alcançada com recurso ao diálogo”, disse Filipe Nyusi durante a Cimeira Árabia Saudita – África, em Riade.

    “Defendemos que o reforço das relações de cooperação com este reino é vital, pois estamos num contexto em que os governos africanos procuram diversificar as suas economias através de parcerias estratégicas”, acrescentou.

    Recursos naturais

    Para Nyusi, o continente, e “particularmente” Moçambique, apresentam “vantagens comparativas em áreas como recursos naturais, energias renováveis, agricultura e economia azul” para este reforço das relações com o país árabe.

    “Com efeito, deixámos a entender que a ‘Iniciativa de Desenvolvimento em África 2023-2033’, hoje lançada, vai criar alicerces para o reforço da cooperação com vantagens mútuas rumo ao desenvolvimento socioeconómico dos nossos países”, disse.

    “A Arábia Saudita é um dos poucos países em que os recursos naturais não constituem maldição, mas sim a força motriz do desenvolvimento e bem-estar do seu povo, e África pode muito bem aprender desta realidade”, concluiu o Presidente moçambicano.

    Por LUSA

    Publicidade

    spot_img
    FonteDW

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Dani Alves considerado culpado de violação de uma mulher numa discoteca em Espanha

    O futebolista brasileiro de 40 anos negou qualquer infração durante o julgamento de três dias que decorreu este mês....

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema