Sábado, Maio 25, 2024
13 C
Lisboa
More

    Minjud prioriza emprego e formação

    Gonçalves Muandumba, ministro da Juventude e Desportos. (Foto: Vigas da Purificação)
    Gonçalves Muandumba, ministro da Juventude e Desportos.
    (Foto: Vigas da Purificação)

    A garantia do emprego e da formação profis­sional aos jovens consta das prio­ridades para 2014 do Minis­tério da Juventude e Desportos (MINJUD), que mantém a aposta, de igual modo, na garantia de bol­sas de estudo internas e exter­nas, assim como no resgate dos valores. Estas estratégias cons­tam do Plano Nacional de Desen­volvimento da Juventude.

    A informação foi avançada pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, durante a habitual cerimónia de cumprimen­tos de fim-de-ano, que decorreu no Arena Multiusos de Luanda.

    No que toca às infra-estruturas, o governante referiu a conclusão da reabilitação da cidadela desportiva, o início da reabilitação da piscina do Alvalade, a construção e reabili­tação de quadras desportivas per­tencentes ao 1º de Agosto, Ferrovia, Dom Bosco, todas através dos fun­dos do ministério.

    Conquistas

    O governante realçou ainda que as políticas da juventude ganha­ram um novo impulso com a ini­ciativa presidencial de diálogo juvenil. “A oportunidade de ouvir diferentes sensibilidades entre elas religiosas, jovens do interior e do litoral, entre outras várias franjas da sociedade deu-nos uma outra perspectiva da diversidade da nossa juventude”, afirmou.

    Na sua visão, o sucesso desta iniciativa culminou com o fórum nacional da juventude, o que foi possível tornar ainda mais visí­vel a juventude angolana e fazer dela protagonista do seu presente e futuro, acrescentando que a etapa que se segue será a da materializa­ção das acções já aprovadas.

    Segundo ele, foi com muita satisfação que o seu pelouro viu concretizada a aprovação pelo Conselho de Ministros no pas­sado dia 18 de Dezembro “Plano Nacional de Desenvolvimento da Juventude 2014-2017”, fruto das 65 recomendações saídas do refe­rido do fórum da juventude.

    O responsável refere que a aprovação do Plano Nacional de Desenvolvimento da Juventude é o culminar de um ano muito especial, particularmente dedi­cado aos problemas da juventude de Cabinda ao Cunene.

    Gonçalves Muandumba con­sidera o ano que findou como positivo e carregado de espírito de dever cumprido uma vez que viu-se um crescente desenvolvi­mento nas actividades realizadas pelo Minjud. “As áreas da juven­tude e desportos vêm acumulando ganhos em grande medida graças ao empenho de todos”, sublinhou o responsável.

    Domínio do Desporto

    Neste contexto, o ministro enfa­tizou o sucesso da realização do 41º Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins no país o que permitiu a construção dos pavi­lhões nas províncias de Luanda, Namibe e Malange. Ainda no domí­nio desportivo importa realçar a participação de 323 competições desportivas, das quais 165 nacio­nais e 168 internacionais o que permitiu a conquistadas de 29 medalhas sendo 16 de ouro, seis de prata e sete de bronze.

    Para o ministro a realização do Campeonato Africano de Basque­tebol em cadeiras de rodas permi­tiu abrir uma janela para futuras iniciativas não apenas no âmbito do desporto, mas também no que diz respeito à problemática dos jovens com deficiência. Referiu também sobre os primeiros luga­res no Campeonato Africano Sénior de Basquetebol feminino e mascu­lino, Andebol feminino em júnior, além da ginástica e natação. (Jornal de Economia & Finanças)

    Por: Xavier António

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema