Domingo, Abril 28, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    Ministro da Saúde exorta vigilância para erradicação do ébola

    O ministro da Saúde de Angola, José Van-Dúnem, exortou nesta segunda-feira, em Luanda, a necessidade dos estados membros da Comissão da União Africana (CUA) permanecerem vigilantes e activos para erradicarem o vírus do ébola na Guiné-Conakry e na Libéria.

    José Van-Dúnem - Ministro da Saúde (Foto: ESCRIVÃO)
    José Van-Dúnem – Ministro da Saúde (Foto: ESCRIVÃO)

    O responsável fez este pronunciamento durante o seu discurso na abertura da 1ª Reunião dos Ministros Africanos da Saúde, a decorrer até ao dia 17 deste mês, na capital angolana, tendo ressaltado a importância de se esclarecer à população os métodos de prevenção da doença.

    Aconselhou a população dos país afectados pela doença a evitar consumir a carne de animais selvagens, os indivíduos devem evitar o contacto com pacientes infectados pelos vírus do ébola e redobrarem os cuidados de higiene, como lavar regularmente as mãos com água e sabão.

    Apelou aos participantes a se empenharem mais no sentido erradicarem a poliomielite no continente e a diminuírem os casos de doenças como o VIH/Sida, o paludismo, a tuberculose entre outras doenças negligenciadas e não transmissíveis.

    Apesar do registo de alguns avanços no sector clínico, reconheceu que África é o continente onde se regista uma maior prevalência de casos como VIH/Sida, a tuberculose, o paludismo, entre outras pandemias negligenciadas e não transmissíveis.

    No certame, os delegados estão a abordar temas ligados às acções necessárias para acelerar os progressos para se garantir uma cobertura universal da saúde, os mecanismos para enfrentar os factores de risco das doenças não transmissíveis e chegarem a um acordo sobre as etapas para a criação de uma Agência Africana dos Medicamentos.

    Outro objectivo do encontro é a obtenção de consenso sobre a criação de um Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças, bem como se efectuar a revisão do estado do plano de África para acabar com a mortalidade materna e infantil.

    O evento, organizado pela CUA e a Organização Mundial da Saúde (OMS), reúne os ministros do sector de África, responsáveis da Comissão da União Africana, representantes de Agências Bilaterais e Multilaterais. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema