Domingo, Maio 12, 2024
22.7 C
Lisboa
More

    Ministra quer maior envolvência na internacionalização da cultura angolana

    A internacionalização da cultura angolana dependente, em grande parte, da participação activa de todos os agentes culturais, principais criadores do produto cultural angolano, afirmou nesta sexta-feira, em Luanda, a ministra Carolina Cerqueira.

    Em entrevista à imprensa no final de audiências, em separado, concedidas as cantoras Yola Semedo e Nsoki com as quais abordou questões inerentes a internacionalização, Carolina cerqueira avançou que todos os agentes culturais são chamados a unirem esforços para se levar a bom porto o nome do país além-fronteiras através da cultura.

    Considerando todas as modalidades artísticas como vias para a internacionalização da cultura angolana, a ministra adiantou, no entanto, ser um desiderato mais fácil de ser atingido através da música, pelo facto de ter um elevado alcance no mercado internacional.

    Departamento Ministerial vai levar acabo um ciclo de auscultação com os agentes culturais como forma de os envolver ainda mais nas acções que visam divulgar, preservar e valorizar a cultura angolana fora de portas.

    Carolina Cerqueira avançou que o Ministério da Cultura quer ouvir dos agentes culturais as suas sugestões e projectos para se concretizar o projecto e as orientações do Chefe de Estado, João Lourenço, que aquando da sua intervenção sobre o estado da Nação realçou a necessidade de se trabalhar na internacionalização da cultura angolana.

    Por seu turno as cantoras Nsoki e Yola Semedo manifestaram-se disponíveis para participarem nesta empreitada, frisando que através da música têm as portas abertas do mercado internacional para falar da cultura angolana.

    Nsoki, que foi indicada como embaixadora da candidatura do Corredor do Kwanza a património mundial, afirmou que falar de Angola no exterior é uma tarefa de todos os músicos angolanos.

    A artista manifestou a sua satisfação pelo convite do Ministério da Cultura, por considerar que se trata de uma iniciativa louvável que beneficiara todos os angolanos.

    Por seu turno Yola Semedo, que foi indicado embaixadora do Carnaval 2018, adiantou que o país sairá a ganhar com a divulgação da sua cultura fora de portas.

    Yola Semedo destacou igualmente que os artistas angolanos estão e sempre estiveram disponíveis para tratar com as autoridades os melhores caminhos para reforçar as acções de divulgação da cultura angolana no exterior.

    O Ministério da Cultura prepara para breve a realização de um encontro de auscultação dos agentes culturais como forma de receber destes as suas sugestões e ouvir as suas preocupações. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Suíça vence festival de música Eurovision

    A Suíça ganhou na madrugada deste domingo (12, noite de sábado no Brasil), com a canção “The Code” de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema