Domingo, Maio 12, 2024
17.1 C
Lisboa
More

    Ministério do Ambiente define metas para reciclagem de resíduos

    Luanda – O Ministério do Ambiente lançou hoje, terça-feira, em Luanda, o manual sobre Recolha Selectiva de Resíduos para Angola, uma ferramenta em que constam os métodos e metas das taxas de reciclagem de vidro, plástico, metal e outros lixos até 2022.

    (Foto: Angop)
    (Foto: Angop)

    O manual, lançado durante o II Congresso Internacional sobre Gestão de Resíduos em África, foi considerado um dos eixos do Plano Estratégico para a Gestão de Resíduos Urbanos (PESGRU), fundamental na consolidação de uma política moderna de gestão de resíduos, criação de valor, a nível social, económico e ambiental.

    A directora nacional do Ambiente, Kamia de Carvalho, que apresentou o  manual, referiu que a implementação da recolha selectiva do  multimaterial de resíduos será  de forma  progressiva.

    Pretende-se com o projecto,  segundo a responsável, iniciar programas de recolha selectiva em 50 porcento nas capitais das 18 províncias até 2017 e em 100 porcento nos municípios até 2022.

    Para o mesmo período (2022),  referiu,  o sector augura  cumprir um  mínimo de 10  porcento da taxa de reciclagem de vidro, papel/cartão, metais e igual percentagem  do total de materiais de recicláveis e cinco em  plástico.

    Dentre várias iniciativas, notou, serão instalados centros de triagem e outras infra-estruturas necessárias de suporte deste projecto, enquanto se define os indicadores de monitorização do programa de recolha selectiva, a avaliação do mercado  de materiais recicláveis, identificação  de potenciais  comerciantes/recicladores  e as rotas de escoamento.

    O modelos de recolha selectiva, disse, será no sistema porta a porta, além da definição de ecopontos ao nível das cidades capitais e municípios.

    A directora nacional do Ambiente sublinhou que estações de transferência, de triagem e as condições de saúde e segurança estão acautelados neste projecto.

    Organizado pelo Ministério do Ambiente, o II  Congresso  Internacional  sobre Gestão de Resíduos  em  África  conta com a parceria da  Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA , sigla  em Inglês) e  a Associação  Portuguesa  de Engenharia  e  Ambiental (APESB).

    O  evento conta também com o apoio do  Governo de Angola  e decorre  até o dia 24  deste mês.

    Além de delegados provenientes de diferentes países de África,  Américas  e  Europa,  participam  do congresso  membros  do  Governo, empresários, investidores,  entidades  eclesiásticas e estudantes. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Suíça vence festival de música Eurovision

    A Suíça ganhou na madrugada deste domingo (12, noite de sábado no Brasil), com a canção “The Code” de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema