Domingo, Maio 5, 2024
19.6 C
Lisboa
More

    Milícias palestinianas de Gaza lançam dezenas de ‘rockets’ contra Israel

    Israelitas responderam ao ataque com o envio de caças.

    Milícias palestinianas lançaram, esta segunda-feira, a partir da Faixa de Gaza dezenas de ‘rockets’ contra Israel, que atingiram um autocarro e feriram um jovem, tendo os israelitas respondido com o envio de caças para atacar “alvos terroristas” no enclave.

    O movimento radical palestiniano Hamas, que controla a Faixa de Gaza, reivindicou os disparos de “dezenas de ‘rockets'” contra Israel, afirmando num comunicado que respondia à morte de sete dos seus combatentes no domingo num confronto com o exército israelita.

    Além dos sete palestinianos, um oficial do exército israelita morreu durante o que terá sido uma operação das forças especiais de Israel no enclave.

    O exército israelita disse, esta segunda-feira, que um autocarro tinha sido atingido por disparos de Gaza e o equivalente da Cruz Vermelha no país, a Estrela Vermelha, indicou que tinha sido atendido “um ferido de 19 anos (…) em estado crítico”.

    Outras 10 pessoas foram atendidas em Israel com ferimentos de estilhaços devido a ‘rockets’ que atingiram a cidade de Sderot e a região de Shaar Hanaguev, segundo o serviço médico de emergência United Hatzalah.

    Na Faixa de Gaza já morreram hoje dois palestinianos e três ficaram feridos, segundo o Ministério da Saúde no território, nos bombardeamentos israelitas de represália após os disparos de ‘rockets’ a partir do enclave.

    O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, convocou uma reunião de emergência dos responsáveis pela segurança para discutir a escalada de violência em Gaza.

    A tensão entre Israel e o Hamas subiu nos últimos meses devido aos protestos organizados desde o final de março no enclave no âmbito da ‘marcha do retorno’, contra o bloqueio israelita e para exigir o regresso dos refugiados palestinianos que fugiram ou foram expulsos aquando da criação do Estado hebreu em 1948.

    Pelo menos 230 palestinianos foram mortos a tiro pelos soldados israelitas desde essa data.

    Nas últimas semanas a tensão parecia ter diminuído, enquanto o Egito e a ONU mediavam um acordo de cessar-fogo entre Israel e as milícias palestinianas. (TSF)

    por Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente Joe Biden propõe nova embaixadora para Angola

    O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou a sua intenção de nomear Abigail L. Dressel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema