Sábado, Abril 27, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Mercado europeu aberto a produtos moçambicanos

    Economista Constantino Marrengula não sabe até que ponto a economia moçambicana está preparada para este desafio.

    O embaixador da União Europeia em Moçambique diz que o mercado europeu está aberto à livre circulação de produtos moçambicanos sem quotas nem pagamento de direitos aduaneiros.

    O objectivo, segundo António Sanchez Gaspar, é alavancar o empresariado, mas um economista considera isso um desiderato difícil de alcançar, dada a queda do peso da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano.

    “Convidamos o empresariado moçambicano a aproveitar esta oportunidade de exportar para o mercado europeu com essas facilidades todas, mas observando os procedimentos de qualidade fitossanitária e certificação internacional”, afirmou Sanchez Gaspar.

    Para a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, “esta é uma oportunidade que as empresas moçambicanas não devem perder, para colocarem os seus produtos no mercado europeu, observando os procedimentos e oferecendo produtos de qualidade”.

    Contudo, o economista Constantino Marrengula, não sabe até que ponto a economia moçambicana está preparada para este desafio, porque olhando, por exemplo, para aquilo que é a estrutura do PIB, nota-se uma tendência de queda do peso da indústria.

    Referiu que neste momento, é mais fácil importar da China ou de qualquer outro país asiático do que produzir no país.

    Publicidade

    spot_img
    FonteVoA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema