Sábado, Abril 27, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Luanda acolhe nova cimeira quadripartida

    Angop

    Os Chefes de Estado de Angola, RDCongo, Rwanda e do Uganda reúnem-se na próxima quarta-feira (21), em Luanda, numa cimeira quadripartida.

    João Lourenço, Félix Tshisekedi, Paul Kagame e Yoweri Museveni, respectivamente, participam neste encontro para testemunharem a assinatura de instrumentos que consagram os entendimentos alcançados entre o Uganda e Rwanda.

    Os entendimentos foram alcançados após diligências encetadas por Angola e coadjuvadas pela RDCongo, de acordo com uma nota da Casa Civil do Presidente da República.

    O encontro surge na sequência da Cimeira quadripartida, realizada a 12 de Julho último em Luanda.

    Na Cimeira, os quatros Chefes de Estado condenaram a persistência de grupos armados no leste da RDCongo que obstaculizam o processo de paz em curso e desestabilizam os países vizinhos.

    Os líderes saudaram os esforços empreendidos pelas autoridades da RDC na pacificação de todo o território nacional, mas condenaram a evolução e persistência dos grupos armados.

    Os Chefes de Estado destacaram a importância do “diálogo permanente, franco e aberto” que se deve desenvolver quer a nível bilateral entre os Estados da região quer no plano multilateral, para a consolidação da paz e segurança como premissas fundamentais para a integração económica.

    No encontro, ficou decidido priorizar a resolução de qualquer diferendo entre os seus respectivos países por meios pacíficos, através de canais convencionais e no espírito de irmandade e solidariedade africanas.

    Na Cimeira, os quatro líderes saudaram a vontade do Uganda e Rwanda em prosseguir o diálogo com vista a encontrar uma solução para os problemas existentes.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema