Sábado, Maio 11, 2024
20.1 C
Lisboa
More

    Leão de Ouro da Bienal de Veneza está já em Luanda

    Leão de Ouro, prémio principal da Bienal de Veneza (DR)
    Leão de Ouro, prémio principal
    da Bienal de Veneza (DR)

    Luanda – O Leão de Ouro, conquistado por Angola na 55 edição da Bienal Internacional de Arte de Veneza, chegou ao princípio da noite desta quarta-feira, a Luanda, transportado pela delegação angolana chefiada pela ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, constatou a Angop.

    A apresentar cumprimento de boas-vindas a comitiva angolana, que em Veneza foi distinguida pela estética e mensagem transmitida nas obras expostas, estiveram no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, uma delegação do Ministério da Cultura integrada pelo secretário de Estado da Cultura, Cornelio Caley, e os directores nacionais, bem como secretário geral da União Nacional dos Artistas Plásticos, António Tomás Ana “Etona”.

    O evento teve como tema central “The Encyclopedic Palace”, que se traduziu num museu imaginário que deveria acolher todo o conhecimento humano à volta do globo o que permitiu a Angola, mostrar o resultado das reflexões culturais dos seus artistas e deu forma as suas ideias, montando os mundos infinitos da arte contemporânea num único lugar, com pinturas, esculturas e fotografias, sem qualquer distinção entre o artista académico e o autodidacta.

    O pavilhão angolano instalado no palácio Cini, um edifício histórico onde se encontra uma colecção de arte e mobiliário renascentista, acolhe a exposição de pintura e escultura “Angola em Movimento”, com obras vindas da colecção da seguradora ENSA.

    Artistas como Francisco Van-Dúnem “Van”, António Ole, Fineza Teta e Marco Kabenda, e “Luanda, Cidade Enciclopédica”, que inclui 23 fotografias de Edson Chagas fizeram-se representar na Bienal, que teve como curadores Paula Nascimento, Jorge Gumbe e Stefano Pansera.

    O pavilhão foi inaugurado pela ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, a 30 de Maio, numa cerimónia que arrastou ao local diversas individualidades.

    A Bienal de Veneza é, há mais de um século, o mais importante e prestigiado evento cultural e artístico do mundo e desde a sua fundação tem estado na vanguarda da pesquisa e promoção de novas tendências artísticas, entre as mais importantes a nível mundial, no ramo das artes contemporâneas e da arquitectura. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ativistas climáticos pressionam Biden para interromper as exportações de petróleo do novo terminal petrolífero

    Os ativistas climáticos que pressionaram com sucesso o Presidente Joe Biden a suspender as novas exportações de gás natural...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema