Terça-feira, Maio 14, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    JURA quer despartidarização dos órgãos do Estado

    A Juventude Unida Revolucionaria de Angola (JURA) quer ver os órgãos do Estado despartidarizados para permitir um atendimento imparcial ao público exigiu, nesta terça – feira, no Luena, a secretária provincial, Elizete Ngueve William.

    A exigência, segundo a Angop, foi feita durante uma conferência de imprensa organizada pela organização juvenil da UNITA, onde a líder da JURA apontou o mau desempenho do Gabinete Provincial da Juventude e Desportos local, como fruto da acumulação das tarefas.

    A dirigente política justificou que no princípio deste ano, o referido gabinete procedeu de forma parcial, por ter excluído os membros da sua organização no processo de concessão de crédito para agricultores e jovens empreendedores.

    Acusou, por outro lado, a direcção do mesmo gabinete de ter negado o pedido da JURA de realizar uma conferência de imprensa na casa da juventude da cidade do Luena.

    Caracterizou a atitude do gabinete da juventude e desportos em ter cometido actos de falta de comunicação e descriminação contra os jovens enquadrados nas fileiras da JURA.

    Neste sentido apelou os funcionários das instituições estatais a actuarem com respeito e honra, por constituírem locais de atendimento público, onde o papel do exercício da cidadania deve se ter em conta.

    Condenou também certos actos de intolerância política registados um pouco por toda a província, mormente, nos estabelecimentos de ensino.

    Na ocasião, reprovou a forma como são feitas as nomeações no sector da educação, que opta pela convicção de militância partidária, ao invés da competência profissional, infringindo o número (1) do artigo 81º da Constituição da República de Angola.

    Em resposta, o director provincial do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Constantino Satchamuaha, disse que o seu sector no referido período, jamais solicitou lista de jovens para a cedência de créditos.

    O responsável negou igualmente, ter recebido algum pedido da JURA para o uso da sala de conferências da casa da juventude da cidade do Luena.

    Presumiu que esse pedido tenha sido dirigido ao Conselho Provincial da Juventude (CPJ).

    Por sua vez, o secretário executivo do CPJ, Augusto Mendes Mulau, reconheceu ter existido tal possibilidade, mas que, havia abrangido membros das diferentes organizações políticas, sociais, filantrópicas, entre outros jovens empreendedores interessados.

    A propósito, o secretário executivo do CPJ disse ter contactado pessoalmente a direcção da JURA para o efeito, sem sucesso.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema