Domingo, Abril 28, 2024
12.3 C
Lisboa
More

    Jogos da SARPECCO: Angola ocupa inédito lugar no pódio

    Angop

    Angola ocupou a terceira posição da 10ª edição dos Jogos da Organização Regional da Polícia da África Austral (SARPECCO), que decorreu de 3 a 13 deste mês, em Luanda, vencido pelo Zimbabwe.

    Ao conquistar 28 medalhas, das quais 9 de ouro, 6 de prata e 13 de bronze, a representação anfitriã melhorou significativamente os últimos lugares da prova anterior em Eswatine (ex-Swazilândia).

    Os angolanos triunfaram, principalmente, no futebol feminino, voleibol masculino, e xadrez, ambos os sexos, que permitiu subir ao pódio da classificação geral.

    O Zimbabwe, que revalida o título, arrecadou 64 medalhas, entre 19 de ouro, 25 de prata e 20 de bronze, seguido pela Namíbia, com 31, das quais 16, 8 e 7.

    A safra é completada por Moçambique, com 8, sendo 3 de ouro, 1 de prata e 4 de bronze, a Zâmbia (81), 8 (1,4 e 3), a África do Sul (111), 6 (2, 2 e 2), Botswana (4), 0, 3 e 1, e Eswatini, com 3 (1,1 e 1). O trofeus de “Fair Play” foi atribuído a delegação de Moçambique.

    O encerramento da competição, no estádio dos Coqueiros, foi marcado com o triunfo da Namíbia sobre o Zimbabwe, por 4-1, ao penaltes, em futebol, seguindo de entrega de medalhas e troféus, marcha de efectivos da Policia Nacional e desfila das delegações participantes.

    Na ocasião, o comandante geral da Polícia Nacional, Paulo Gaspar de Almeida, reiterou os benefícios resultantes do encontro de Luanda, que permitiu o fortalecimento das relações dos efectivos e capacidade de cooperação no combate ao crime e manutenção da ordem e tranquilidade dos países da região.

    Posição idêntica, foi manifestada pelo chefe do bureau regional de Harare e coordenador da Interpol, Mubita Nawa, que elogiou a capacidade organizativa da instituição angolana e o contributo dos jogos no desenvolvimento do desporto da região e do continente.

    A prova, que contou com 866 atletas em representação de oito estados da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), envolveu as modalidades de futebol, voleibol, Netbol, atletismo, dardo e xadrez. A próxima edição acontece três anos depois, em país ainda por determinar.

    Os Jogos passados de Eswatini, com a presença de 15 países, foram vencidos pelos polícias do Zimbabwe.

    A SARPCCO foi fundada, em 1995, por onze países, designadamente Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Swazilândia (Eswatini), Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema