Sexta-feira, Junho 21, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    Iate e casas do vice-presidente da Guiné Equatorial confiscados na África do Sul

    Duas casas e um super iate pertencente ao vice-presidente da Guiné Equatorial foram apreendidos na África do Sul, depois de um empresário local o ter processado por prisão ilegal e tortura.

    Um tribunal superior sul-africano ordenou o confisco das propriedades do vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang Mangue, juntamente com o seu super iate atracado na Cidade do Cabo.

    As ordens surgiram de um processo judicial apresentado pelo empresário sul-africano Daniel Janse van Rensburg.

    O empresário disse que saúda a apreensão do iate e das propriedades e notou que o caso está nas mãos da justiça na África do Sul desde 2016, mas, a cada decisão, o vice-presidente Obiang, também conhecido como Teodorin, entra com um recurso.

    Van Rensburg, foi ilegalmente detido e torturado durante 491 dias numa famosa prisão da Guiné Equatorial quando um negócio azedou em 2013, disse o seu advogado à AFP.

    “Apreendemos duas casas… na Cidade do Cabo num pedido formal há duas semanas e o super iate na passada terça-feira”, acrescentou o advogado Errol Eldson, à AFP.

    Foi apresentado um pedido para leiloar os bens.

    Em 2021, um tribunal da Cidade do Cabo tinha condenado Obiang a pagar a Janse van Rensburg cerca de 2,2 milhões de dólares em indemnizações por danos causados

    O advogado disse que o seu cliente tinha sido contratado por um político da Guiné Equatorial, Gabriel Angabi, “para criar uma companhia aérea” no país rico em petróleo mas em que a população vive na pobreza.

    Angabi era na altura presidente da câmara da capital, Malabo.

    Mas após quase dois anos da criação da companhia aérea com “tudo no local e as aeronaves estavam prontas para começar a voar”, o empresário foi chamado por Angabi para o que ele presumiu ser o lançamento da companhia aérea, de acordo com Eldson.

    “Quando lá chegou, Angabi disse ‘não queremos mais fazer isto, queremos o nosso dinheiro de volta'”, disse o advogado.

    Tendo gasto todo o dinheiro no projecto, Janse van Rensburg não reembolsou Angabi, que alegadamente é parente da família presidencial.

    “Ele pegou no telefone falou para o vice-presidente Obiang e em 10 minutos a força de intervenção rápida estava lá… eles pegaram no Daniel e atiraram-no para a prisão de Black Beach”, acrescentou

    Nas suas memórias sobre a vida na prisão chamado Black Beach, publicadas em Setembro, Janse Van Rensburg escreveu “o que era suposto ser uma curta viagem de negócios à Guiné Equatorial transformou-se numa viagem às profundezas do inferno”.

    Os móveis de Obiang – duas residências nos subúrbios afluentes da Cidade do Cabo – já foram leiloados.

    O seu advogado Victor Nkhwashu recusou-se a comentar.

    Imagem da Playboy

    O pai de Obiang, de 80 anos de idade, é o chefe de Estado há mais tempo no poder, excluindo os monarcas.

    Tomou o poder em Agosto de 1979, depois de derrubar o tio, Francisco Macias Nguema, que foi então executado pelo pelotão de fuzilamento.

    Ele suprimiu a dissidência, sobreviveu a uma série de tentativas de golpes de Estado e continua firme no leme do Estado rico.

    Há muito que é considerado como estando a preparar o seu filho para seu sucessor.

    No entanto, a imagem de Teodorin tem sido manchada pela reputação de ser um playboy e por escândalos no estrangeiro sobre bens suspeitos de terem sido adquiridos ilegalmente.

    A justiça da França, da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos confiscaram milhões de dólares em bens, desde mansões a carros de luxo, enquanto na França tem uma pena suspensa de três anos e uma multa de 30 milhões de dólares.

    O Governo da Guiné Equatorial ainda não se pronunciou sobre a apreensão dos bens do vice-presidente.

    Quando a VOA ligou para a embaixada do país em Pretória na quinta-feira, ninguém atendeu a chamada.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Investimento em energia limpa deverá ser o dobro dos combustíveis fósseis em 2024, diz a AIE

    O investimento global em energia limpa deverá atingir 2 trilhões de dólares em 2024, quase o dobro do montante...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema