Segunda-feira, Junho 17, 2024
21.3 C
Lisboa
More

    Huíla: Comité de auditoria de mortes maternas intensifica actividade na Matala

    O Comité Técnico Municipal de Mortes Maternas e Neonatais, que audita as fatalidades que ocorrem nos hospitais públicos, está no município da Matala, província da Huíla, a intensificar os inquéritos a todos os óbitos que ocorrem, para aferir o grau de responsabilidade ou não dos profissionais.

    Ao falar hoje, num encontro que visou avaliar as actividades realizadas durante o mês passado, o director municipal de saúde na Matala, Daniel Cambangula, explicou que os membros se propõe a avançar com as orientações superiores, com a finalidade imperativa de prevenir mortes maternas e infantis.

    “Para um melhor controlo das mortes maternas e assistência materna infantil, no nosso município, ainda insistimos realizar actividades que visam concorrer na redução das mesmas, porque a consciência humana cobra perante acontecimentos cruéis, ao ver uma mulher grávida perder a vida por negligência hospitalar”, ressaltou.

    Segundo o responsável, o comité tem ainda como objectivo registar os óbitos de mulheres em idade fértil e de crianças dos 0 aos 5 anos de idade, no âmbito da assistência efectuada, para apurar as reais causas de falecimento e prevenir para que casos do género não voltem a registar-se.

    Daniel Cambangula reconheceu haver ainda carência de técnicos e que a cobertura dos serviços, apesar de atingir todas as localidades, comunas, zonas e bairros onde existe pelo menos uma unidade com serviços primários, ainda há muito trabalho por se fazer.

    Com uma superfície de nove mil quilómetros quadrados, o município da Matala dista a 180 quilómetros a leste do Lubango, e tem uma população estimada em 243 mil e 938 habitantes. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema