Domingo, Junho 16, 2024
23.4 C
Lisboa
More

    Huambo: Mestrado em Sanidade e Produção Animal arranca este ano

    A Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) da Universidade José Eduardo dos Santos, na província do Huambo, vai abrir, este ano, o mestrado em Sanidade e Produção Animal, em parceria com a Universidade de São Paulo (Brasil).

    Ao anunciar o facto hoje, segunda-feira, à imprensa, nesta província, a vice-reitora da Universidade José Eduardo dos Santos para área Científica e Pós-graduação, Virgínia Maria Abrunhosa Lacerda Quartin, confirmou estarem reunidas as condições exigidas para o inicio das aulas.

    Afirmou que a criação deste mestrado visa capacitar quadros capazes de contribuir, de forma directa, no processo de diversificação da economia e, ao mesmo tempo, alinhados com a política nacional de desenvolvimento.

    Ao debruçar-se sobre as questões técnicas do curso, o decano da FMV, Fernando Maia, disse que as inscrições para as 30 vagas disponíveis iniciam no próximo dia 24, de modo a que as aulas tenham o seu arranque em Abril, tendo em conta a importância da sanidade e produção animal no desenvolvimento da pecuária, enquanto sector indispensável no combate à pobreza.

    Para o efeito, prosseguiu, deverão inscrever-se licenciados em medicina veterinária que tenham terminado o curso com nota igual ou superior a 14 valores, ao passo que as aulas serão ministradas por 12 especialistas nacionais e cinco professores catedráticos da Universidade de São Paulo, visando o ensino de excelência.

    Fernando Maia informou que, apesar da Universidade José Eduardo dos Santos assumir com algumas despesas, os estudantes, por sua vez, estarão sujeitos a uma propina mensal, tal como acontece em todos os cursos de mestrados, de modo a custear a formação.

    Disse que as aulas práticas serão realizadas nos laboratórios do Instituto de Investigação Veterinária, prevendo que esta formação reforce a capacidade de análise dos problemas de sanidade e produção animal em diversos contextos e fortaleça a capacidade de organização e estudo de dados de várias origens, para a produção de informação científica, útil para a decisão sanitária. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema