Segunda-feira, Abril 29, 2024
15.8 C
Lisboa
More

    Hospital em Malanje suspende partos por falta de água

    Os trabalhos de parto na unidade sanitária do bairro da Cahála, arredores da cidade de Malanje, estão suspensos, há cerca de um ano, por falta de água da rede pública, confirmou a responsável, Teresa de Sousa, durante uma visita efectuada quarta-feira, pelo vice-governador para a área Económica e Social, Domingos Eduardo.

    De acordo com o JA, Teresa de Sousa acrescentou que, além da falta de água, vários serviços encontram-se paralisados, por não disporem de técnicos especializados, como raio X, ginecologia, obstetrícia e estomatologia.

    Actualmente, segundo a responsável, são atendidas diariamente mais de setenta pacientes, nas áreas de pediatria e medicina. Assinalou que as doenças diarreicas agudas, o paludismo e insuficiência respiratória, entre outras, completam o gráfico das doenças mais frequentes assistidas no centro, que precisa de mais dez técnicos, para responder ao grau de necessidades e melhorar o atendimento à população.

    Outros problemas do centro apontados pela responsável estão relacionados com a falta de serviços de internamento, pois, em caso de gravidade, recorrem ao Hospital Geral de Malanje, uma vez que a área antes destinada aos internamentos vai servir o centro comunitário de saúde mental.

    O director provincial da Saúde, Avantino Sebastião, assegurou existirem fármacos suficientes no Depósito Provincial de Medicamentos, fornecidos regularmente pelo Secoma, assim como a disponibilização de verbas às unidades sanitárias de referência, para a aquisição de material gastável.

    Quanto à falta de água, Avantino Sebastião avançou que já foi cabimentado um valor para a canalização de água ao centro.
    No que toca à falta de quadros para preencher as distintas áreas daquele centro hospitalar, o director explicou que a única solução é aguardar pelos candidatos especializados, que concorreram recentemente.

    O responsável mostrou-se preocupado com a avaria da incineradora para a queimada do lixo hospitalar e apelou aos responsáveis das unidades hospitalares no sentido de criarem mecanismos para darem melhor tratamento e evitar-se a sua exposição ao ar livre.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema