Sábado, Abril 27, 2024
12.1 C
Lisboa
More

    Guiné-Equatorial pode ratificar acordo de mobilidade até Maio

    A Guiné-Equatorial comprometeu-se a ratificar acordo de mobilidade da CPLP até Maio, de acordo com o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa. O responsável esteve quatro dias no país e disse que a revisão do código penal para a abolição da pena de morte no país terminou na sexta-feira.

    Este sábado, no final de uma visita de quatro dias a Malabo, o secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, disse as autoridades da Guiné-Equatorial lhe prometeram a ratificação do Acordo de Mobilidade até Maio.

    “O documento já está para apreciação no parlamento”, referiu Zacarias da Costa, acrescentando: “E espera-se que em breve possa subir ao Senado”.

    O secretário executivo da CPLP reuniu com o Presidente da República, Teodoro Obiang, e falaram também sobre a conectividade e a promoção e difusão da língua portuguesa.

    “Outro dos assuntos que abordei com o Presidente foi a questão da conectividade, que também é importante, na medida em que sabemos que o Acordo de Mobilidade não poderá ir para a frente se não olharmos para questões como a conectividade entre os nossos Estados-membros e, naturalmente, as ligações aéreas são importantíssimas, porque hoje é muito difícil ir para a Guiné Equatorial”, afirmou.

    Quanto à promoção e difusão da língua portuguesa, Zacarias da Costa disse que o Presidente lhe garantiu “a criação ainda este ano do Instituto de Língua Portuguesa”.

    “Uma outra sugestão que eu fiz e que o Presidente e outras autoridades do país aceitaram muito bem, é de levar, no próximo ano, as celebrações do 5 de Maio, dia mundial da língua portuguesa, para a Guiné Equatorial e, naturalmente, também a semana cultural e Malabo capital da cultura”, declarou.

    Zacarias da Costa disse também que a revisão do código penal para a abolição da pena de morte no país terminou na sexta-feira e disse que “proximamente” o documento seguirá “para promulgação pelo Presidente”.

    “Em relação à abolição da pena de morte no código penal, o processo de revisão terminou, precisamente na sexta-feira, quando visitei a presidente do Senado, que me anunciou que tinham acabado de fazer a segunda leitura e a apreciação global do documento, e que proximamente este irá para o Presidente da República para promulgação”, afirmou o secretário executivo da CPLP.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O mal-estar dos estudantes judeus com os protestos nas universidades americanas

    A guerra de Israel contra o Hamas gerou críticas e divisão em todo o mundo, incluindo nas universidades americanas,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema