Terça-feira, Maio 14, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    Guiné Bissau: Sociedade civil quer organizar hoje dia da desobediência

    Bissau – Organizações da sociedade civil da Guiné-Bissau apelam à paralisação hoje, quarta-feira, do país, numa jornada de desobediência civil pelo que consideram serem “decisões erradas” do chefe de Estado, José Mário Vaz, ao demitir o Governo saído de eleições.

    BANDEIRA DA GUINÉ-BISSAU (Foto: Angop)
    BANDEIRA DA GUINÉ-BISSAU (Foto: Angop)

    O protesto foi convocado pela recém-criada Aliança Nacional para Paz e Democracia na Guiné-Bissau, plataforma criada por organizações da sociedade civil para fazer face à crise política no país.

    O porta-voz desta plataforma, Luís Nancassa, disse á LUSA que o objectivo é paralisar os transportes públicos, o comércio e serviços.

    “Tudo o que pudermos paralisar será paralisado, queremos até que o mercado se feche, que os transportes não circulem, que os trabalhadores fiquem em casa”, afirmou Luís Nancassa.

    O Presidente José Mário Vaz demitiu no dia 12 o Governo de Domingos Simões Pereira (presidente do PAIGC) e escolheu na quinta-feira Baciro Djá como primeiro-ministro.

    Apesar de não ter sido indicado pelo partido que venceu as últimas eleições, o PAIGC, Vaz justificou a nomeação com o facto de Baciro Djá ser vice-presidente daquela força política e ter sido director da campanha eleitoral em 2014, o que considera fazer dele um profundo conhecedor das promessas eleitorais.

    Baciro Djá também acompanhou a campanha de José Mário Vaz, chefe de Estado eleito igualmente pelo PAIGC nas eleições presidenciais gerais (legislativas e presidenciais) de 2014.

    O partido, bem como diversas organizações da sociedade civil, consideram as decisões de José Mário Vaz inconstitucionais e pretendem avançar com acções judiciais para destituir o Presidente da República. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema