Quarta-feira, Maio 15, 2024
18.1 C
Lisboa
More

    Guiné-Bissau: Setor da saúde volta a paralisar durante quatro dias

    Os enfermeiros e os técnicos de saúde da Guiné-Bissau iniciaram hoje mais uma greve geral de quatro dias para reclamar salários em atraso e melhorias de condições laborais.

    O porta-voz da comissão da greve, Gaspar Baticã, disse à Lusa que os responsáveis dos sindicatos (Sindicato de Técnicos de Saúde e Sindicato Nacional dos Enfermeiros, Técnicos e Afins) foram convocados para uma reunião no Ministério da Saúde.

    “Fomos convocados para mais uma ronda negocial, mas esperamos que desta vez o ministério venha com propostas concretas, caso contrário vamos estar em greve até dia 02 de agosto”, disse o sindicalista.

    Gaspar Baticã afirmou que a adesão à paralisação hoje iniciada “é na ordem de 95 por cento”, enfatizando que todos os hospitais e centros de saúde observam a greve, embora prestem serviços mínimos.

    Os médicos, embora solidários com a greve dos enfermeiros e técnicos, não aderiram ao movimento.

    A greve, a segunda em pouco tempo, visa o pagamento de seis meses de subsídios aos enfermeiros e técnicos, o pagamento de 18 meses de salários aos enfermeiros recém-formados e ainda a alteração de letras aos quadros da saúde.

    De acordo com Gaspar Baticã os funcionários da saúde pública não beneficiam de promoção na carreira praticamente há mais de 20 anos.

    O porta-voz da comissão negocial adiantou também que se não houver “uma resposta satisfatória” por parte do Governo os dois sindicatos já anunciaram, em pré-aviso, uma nova paralisação laboral de quatro dias.

    A Lusa esteve hoje no hospital nacional Simão Mendes (principal unidade de saúde da Guiné-Bissau) onde pode constatar um fraco movimento de pessoas, uma situação pouco usual para uma segunda-feira.

    “O hospital está completamente parado. Pensamos que o Governo devia dar mais atenção à nossa greve porque estamos a falar de paralisação de profissionais que lidam com a vida humana”, observou Gaspar Baticã, ele mesmo enfermeiro do Simão Mendes.

    FONTE: Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Cimeira sobre tecnologias e combustíveis limpos para cozinhar em Africa mobiliza 2,2 mil milhões de dólares

    A primeira Cimeira de alto nível, que decorreu no dia 14 de maio em Paris, centrada em proporcionar acesso...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema