Sábado, Maio 25, 2024
23.8 C
Lisboa
More

    Grupo eritreu Anseba fica com a gestão do híper e supermercados Kero

    Apesar da contestação da concorrente Alimenta Angola, e depois da análise da reclamação por parte da comissão de avaliação, o vencedor do concurso de privatização para a cedência da gestão de nove lojas da rede de supermercados e hipermercados Kero é mesmo o grupo eritreu Anseba.

    A exploração e gestão da rede antes detida pelos generais Manuel Hélder Vieira Dias Júnior ‘Kopelipa’ e Leopoldino Fragoso do Nascimento ‘Dino’ foi atribuída à empresa Anseba, que está no mercado nacional há 10 anos, isto apesar do Alimenta Angola “ter exercido o seu direito para contestar a decisão preliminar da Comissão de Avaliação”, escreve o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) em comunicado.

    No documento, o IGAPE afirma que a “contestação incidiu sobre uma reavaliação das componentes corporativa e técnica que já tinham sido objecto de avaliação anteriormente e não foram contestadas de forma tempestiva, mas, ainda assim, a comissão de avaliação levou em consideração tais argumentos, o que implicou uma melhoria na respectiva pontuação”.

    De acordo com a avaliação feita pela comissão, o resultado no final consagra o concorrente ANSEBA LDA como vencedor, com uma pontuação total de 66,2 pontos.

    “O concurso público para a cessão do direito de exploração e gestão da rede de supermercados e hipermercados Kero cumpriu com toda a tramitação administrativa necessária e considera-se em conformidade com o respectivo Programa e com a Lei dos Contratos Públicos”, lê-se no mesmo comunicado.

    De referir que o jornal Expansão avançou, a 19 de Novembro, que a decisão da Comissão de Negociação do concurso público foi favorável ao grupo eritreu Anseba, que deixou para trás os franceses do Carrefour, os sul-africanos da Shoprite e os antigos donos do Kero, sendo o processo coordenado pelo Instituto de Gestão de Activos e Participação do Estado (IGAPE).

    No dia 24 de Novembro o Ministério da Indústria e Comércio (MINDCOM) emitiu um comunicado em que garantia que ainda eram desconhecidos os vencedores do concurso de adjudicação de um contrato de cessão e exploração da Rede de Supermercados Kero, sem opção de compra, por um período de dez anos.

    O IGAPE vem agora confirmar a notícia avançada pelo jornal Expansão e depois propagada pelo Novo Jornal de que o vencedor do concurso de privatização para a cedência da gestão de nove lojas da rede de supermercados e hipermercados Kero era o grupo eritreu Anseba.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema