Quinta-feira, Maio 30, 2024
18 C
Lisboa
More

    Grupo de mulheres quer alteração da Lei contra violência doméstica

    O grupo de mulheres parlamentares solicitou, esta terça-feira, aos órgãos de justiça para tomarem medidas severas contra todo o tipo de violência contra as mulheres, bem como a alteração da Lei 25/08 de 14 de Junho sobre violência doméstica o mais rápido possível.

    Segundo a deputada Maria do Carmo, nos últimos tempos a sociedade angolana testemunhou crimes bárbaros em que mulheres foram assassinadas pelos maridos ou companheiros traídos pelo amor que dedicavam.

    Ao falar durante 3ª reunião plenária extraordinária desta terça-feira, que aprovou na generalidade várias propostas de Lei, ressaltou que tais crimes ocorreram no seio das famílias, o núcleo fundamental da sociedade, que urge de todos a protecção social redobrada.

    Dados estáticos do ano transacto apontam que só na capital do país, Luanda, registaram-se 5.270 queixas, das quais 4.070 são de vítimas contra as mulheres, desde agressões físicas, homicídios e violações.

    Maria do Carmo ressaltou que África é considerada o continente onde as mulheres correm o maior risco de serem mortas por parceiro ou parente, com cerca de 3,1 vítimas a cada 100 mulheres.

    Dados publicados pela ONU, em 2017, apontam que cerca de 50 mil mulheres foram assassinadas por um parceiro ou parente.

    Segundo estudos, uma mulher é morta por alguém que conheceu a cada 10 minutos. Em 2017, 58 por cento dos homicídios do género foram praticados por parceiros vítimas de relacionamentos abusivos, assassinatos com base na religião ou chamados crimes de honra.

    O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, em nome dos deputados angolanos, reafirmou a sua solidariedade e o empenho de lutar junto com o grupo de mulheres parlamentares e sociedade em geral para se ultrapassar esse tipo de situações.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A voz da África precisa de ser ouvida, afirmou o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento

    O Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Dr. Akinwumi Adesina, disse que o mundo está a mudar e que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema