Segunda-feira, Junho 17, 2024
21.3 C
Lisboa
More

    Greve na TAP entre 27 e 30 de Dezembro

    (ionline.pt)
    (ionline.pt)

    Quatro dias de greve

    Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP, entre os quais os pilotos, decidiram hoje avançar com uma greve de quatro dias, entre 27 e 30 de Dezembro.

    Num comunicado conjunto, a plataforma que reúne os 12 sindicatos da TAP refere que a greve tem como objectivo “sensibilizar o Governo para a necessidade de travar o processo de privatização”.

    “As garantias invocadas pelo Governo, até este momento, não são credíveis, nem eficazes. O interesse nacional não é salvaguardado. Não há urgência em privatizar, tal como o ministro da Economia transmitiu no passado dia 05 de Dezembro, na Assembleia da República”, adianta o comunicado da Plataforma Sindical da TAP, divulgado após uma assembleia-geral do Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil realizada hoje.

    Os 12 sindicatos sublinham que a privatização do grupo “não garante o crescimento da actividade, nem a manutenção da TAP de hoje, nem o nível do emprego, nem as receitas fiscais, nem os fluxos turísticos no território nacional”.

    A Plataforma acusa o Governo de pretender entregar todo o grupo TAP “a interesses privados, por um preço irrisório, mas rejeitar uma participação significativa aos trabalhadores, que são um factor de estabilidade do centro de decisão empresarial em Portugal”.

    “Os interesses vitais dos trabalhadores ficam comprometidos“, sustentam os sindicatos, realçando que “é necessário combater com toda a energia este modelo de privatização e salvaguardar o futuro do grupo TAP, dos trabalhadores e do país”.

    Os sindicatos referem também que o Governo, ao excluir os trabalhadores do processo de reprivatização da TAP, põe “em causa a continuidade dos acordos de empresa em vigor, os postos de trabalho, os direitos contratuais estabelecidos e a utilização do trabalho”.

    O Governo aprovou em Novembro passado o relançamento do processo de privatização da TAP, pela alienação de acções representativas de até 66% do capital social da TAP SGPS.

    O executivo pretende apresentar o caderno de encargos da privatização do grupo TAP até ao início de Janeiro, para depois ser levantado pelos potenciais interessados no grupo português, devendo o processo estar encerrado no primeiro semestre de 2015.

    Em dezembro de 2012, o Governo recusou a proposta de compra da TAP feita pelo grupo Synergy, detido pelo empresário colombiano Germán Efromovich, o único concorrente à privatização da companhia aérea, tendo a venda ficado suspensa.

    Vão aderir à greve de quatro dias os sindicatos dos Economistas, dos Engenheiros, dos Contabilistas, das Industrias Metalúrgicas e Afins, dos Trabalhadores da Aviação Civil, dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos, dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves, o Sindicato Nacional dos Engenheiro, do Pessoal de Voo da Aviação Civil, dos Pilotos da Aviação Civil, dos Quadros da Aviação Comercial e dos Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos. (ionline.pt)

    com Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema