Sábado, Abril 27, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Governo prometeu a Bruxelas atrasar reversão de reformas estruturais

    Terá sido mais uma cedência no âmbito das negociações do Orçamento do Estado. O compromisso consta de uma carta de resumo onde o presidente do Eurogrupo explica o que ficou combinado a 11 de Fevereiro.

    A lista de medidas laborais que o Governo afirma que está a preparar não pára de crescer, alimentando as expectativas de sindicatos e dos partidos que suportam o Executivo, mas os compromissos assumidos em Bruxelas podem atrasar este processo.

    Numa carta de resumo da reunião do Eurogrupo de dia 11 de Fevereiro, citada esta segunda-feira pelo Diário de Notícias, Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo (na foto), revela que o Governo português se comprometeu a não reverter medidas implemetadas durante o programa de ajustamento enquanto essas medidas não forem avaliadas.

    “As autoridades portuguesas comprometeram-se a não reverter reformas passadas tomadas durante o programa de ajustamento antes que seja feita uma avaliação completa dessas reformas”, pode ler-se na carta que resume a reunião e que refere que ainda há “desafios” ao nível da “rigidez” do mercado de trabalho.

    O Programa de Governo prevê uma série de alterações a nível dos contratos a prazo, com a redução dos motivos que justificam a sua utilização e a penalização via taxa contributiva das empresas que mais contribuem para a rotatividade, aos quais o Governo acrescentou, recentemente, a possibilidade de recuperar o agravamento da taxa contribuitiva para contratos a prazo, com o correpondente agravamento da taxa para contratos sem termo.

    A CGTP elegeu a revisão das regras da contratação colectiva como primeiro objectivo, de forma evitar que os contratos possam caducar e tem obtido do ministro do Trabalho, Vieira da Silva, algumas respostas positivas. Num documento enviado ao Parlamento na semana passada, o Governo até explica de forma é que vai dinamizar a contratação colectiva, anunciando que pretende mexer nos prazos de caducidade e sobrevigência, que foram encurtados precisamente durante o programa de ajustamento. A explicação consta de um capítulo que refere as prioridades para 2016.

    No Parlamento, já foi aprovada a reposição dos quatro feriados, com efeitos já este ano, e está em (grande) discussão a reposição do horário semanal de 35 horas na Função Pública.

    A redução de três dias de férias, do pagamento de horas extraordinárias, das compensações por despedimento ou a agilização das regras e critérios do despedimento individual também foram medidas tomadas durante o programa de ajustamento, mas que o discurso do Governo tem ignorado.

    Em declarações aos DN, o ministério das Finanças afirma que o Governo avalia permanentemente todas as reformas, mas não explica que se está em curso a avaliação completa referida no documento. A mesma fonte oficial também explica que “o fim da sobretaxa extraordinária sobre o IRS ou a devolução dos salários não constitui uma reversão de reformas, pois ambas as medidas são, por definição, temporárias, conforme o Tribunal Constitucional clarificou”.

    O Negócios perguntou aos ministérios das Finanças e do Trabalho que implicações tem este compromisso na reposição do horário de trabalho de 35 horas na Função Pública, ou nas medidas laborais que estão a ser preparadas e aguarda resposta. (Jornal de Negocios)

    por Catarina Almeida Pereira

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema