Segunda-feira, Maio 6, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Governo moçambicano prepara visto electrónico para impulsionar o turismo

    “O e-visa será uma medida de grande impacto na economia, pois o turismo possui uma grande capacidade de geração de divisas tendo em conta a sua característica de prestação de serviço e promoção da captação de receitas provenientes do fluxo turístico”, disse a ministra da Cultura e Turismo, Edelvina Materrula, que falava hoje na assinatura do memorando de entendimento entre os ministérios da Cultura, do Interior e da Terra e Ambiente.

    A cooperação interministerial vai realizar um estudo de viabilidade técnica para aferir o sistema de e-visa mais adequado e sustentável e posteriormente desenhar, instalar e testá-lo conforme as opções viáveis indicadas pelo estudo.

    De acordo com a ministra, o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo 2016-2025 prevê que o país se torne um dos destinos turístico mais vibrantes, dinâmico e exótico de África.

    “O e-visa tem como objectivo melhorar o acesso, a promoção e o interesse pelo destino Moçambique, incrementar o fluxo turístico e atrair investidores”, disse Edelvina Materrula.

    O visto electrónico tem as vantagens de reduzir o tempo, poupança de custos, retorno de visitantes, receitas e emprego, assim como melhor segurança na tramitação dos processos e autorização dos vistos.

    O projecto será implementado com o apoio da Mozbio 2, do Fundo da Biodiversidade, que tem como uma das componentes contribuir para melhoria do ambiente de negócio e o aumento do turismo no país através do desenvolvimento e testagem de um sistema de e-visa.

    O Ministério do Interior, através do Serviço Nacional de Migração, será responsável pela administração, gestão e fiscalização do movimento migratório nas fronteiras nacionais, incluindo o ato de conferir a legalidade da permanência de cidadãos estrangeiros no país.

    Por seu turno, Ministério da Terra e Ambiente, responsável pela Administração Nacional das Áreas de Conservação, fará a promoção das áreas de conservação, sendo o turismo baseado na natureza uma das intervenções importantes nesta perspectiva.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:00:36

    Mais de 1,6 milhões de pessoas assistiram ao concerto de Madonna no Rio de Janeiro

    O último concerto da Celebration Tour terminou com um recorde para a Rainha do Pop. Mais de 1,6 milhões...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema