Domingo, Abril 28, 2024
12.3 C
Lisboa
More

    Governo investe no reforço da produção de energia eléctrica

    O governo provincial da Huíla adquiriu, este ano, duas turbinas diesel para reforçar o sistema de abastecimento de energia elétrica na periferia da cidade do Lubango, escreve a Angop.

    O facto foi avançado esta terça-feira pelo governador da Huíla, Luís Nunes, durante a 1ª reunião ordinária do conselho provincial de auscultação da comunidade, que serviu para avaliação dos 180 dias da sua governação.

    Sem avançar o valor da aquisição, nem a origem dos equipamentos, o governador disse que, tão logo termine a época chuvosa, entrarão em funcionamento essas duas turbinas na central térmica da Arimba, no município do Lubango, que vão geral 50 megawatts.

    Luís Nunes informou que, dada a destruição da ponte sobre o rio Kutembo, há necessidade de esperar que as chuvas cessem para transportar para o Lubango as duas turbinas, tendo em conta a necessidade de construir uma passagem alternativa que facilite o processo, dada a sua dimensão (cada uma pesa 70 toneladas).

    Disse que o trabalho começou com a montagem de dois postos de transformação de baixa e alta tensão nos bairros da Tchavola, Kwanwa e Tchitutu, enquanto se aguarda pela montagem das duas turbinas que totalizam 50 megawatts da linha de transporte da centralidade para as zonas em referência.

    A central térmica da Arimba está montada numa área de 12 mil e 350 metros quadrados, tendo sido igualmente erguida uma subestação na comuna da Quilemba para atender a centralidade local.

    O projecto, ao todo, contempla três tanques reservatórios, sendo um para combustível bruto e dois para a recepção do produto já tratado, com capacidade para 750 metros cúbicos cada, uma sala de comando, um gerador de emergência, iguais números de transformadores elevador e auxiliar, edifícios de cabo eléctricos, de descarga de combustível, administrativo, portaria, grupo de bombagem, armazém e cisterna de água enterrada.

    A cidade do Lubango conta com duas centrais térmicas a motor, na Arimba e na Canguinda que produzem 40 megawatts, para mais de um milhão de habitantes de cinco municípios, Lubango, Chibia, Matala, Humpata e Quipungo.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema